PoV:  custo da solução sempre menor que custo do problema

 

De cada quatro projetos de IoT, apenas um é bem-sucedido. Foi o que concluiu um estudo da Cisco em 2017, com mais de 1.800 profissionais de TI e Diretores Executivos. Orgulhosamente, a V2COM está no grupo dos 25% com sucesso. E uma das razões para isso é sua metodologia de PoV (Proof of Value).

Em mais de 16 anos de história, a empresa vem investindo em tecnologias de ponta para atender as demandas dos clientes. A versatilidade das soluções permite ampla atuação: da Agricultura 4.0 às Smart Cities, passando por Utilities e Indústria 4.0.

A V2COM consolidou-se no mercado como uma importante parceira, especialmente por aplicar estrategicamente a inovação tecnológica aos objetivos de negócio das empresas. Para tanto, criou procedimentos próprios que garantem o direcionamento exato de soluções de IoT com elevada eficiência e segurança.

Entre eles, destaca-se a metodologia exclusiva de PoV que, em menos de 4 meses, permite o escalonamento das soluções de Internet das Coisas nas mais diferentes realidades.

 

Conheça a PoV – Proof of Value

O processo de desenvolvimento da PoV parte da seguinte visão:

“O custo da Solução deve ser sempre inferior ao custo do Problema”

Isso significa dizer que um projeto de IoT só caminhará após a avaliação da viabilidade econômica junto à realidade apresentada pelo cliente-parceiro. Para tanto, a análise é baseada fundamentalmente em premissas de ganho de valor. Somente após essa etapa parte-se para a proposta de solução técnica e desenvolvimentos necessários.

A metodologia de PoV, portanto, engloba um estudo que foca na inovação propriamente dita e também na contextualização dos ganhos econômicos diante do problema apresentado. Com isso, fica claro nosso esforço para adequar as inovações tecnológicas à realidade de negócios dos clientes, o que eleva a segurança e o engajamento das equipes envolvidas no projeto.

Uma outra importante característica da PoV é a aplicação aprofundada da fase de testes. Isso permite verificar os benefícios da tecnologia de forma muito mais próxima à realidade de negócios, o que certamente eleva a eficiência dos resultados obtidos.

Um recente estudo realizado pela McKinsey comprova essa ideia. Segundo ele, testes limitados que não objetivem atingir o ambiente macro da empresa, costumam não provar a eficiência das soluções de IoT.

Além disso, a expansão dos projetos-pilotos está diretamente ligada ao impacto financeiro posterior sentido pelas empresas diante dos processos transformados. Esse cenário é visualizado no gráfico abaixo apresentado pela McKinsey:

 

Curva de aprendizado com projetos de IoT (mais cases gera maior impacto financeiro)
Fonte: McKinsey

A pesquisa ainda demonstrou que os efeitos maiores dos projetos são sentidos quando as companhias estão dispostas a testar vários cases, e mais, quando optam por aumentar a profundidade das aplicações.  É claro que esse processo não começa grande, mas é fundamental que a empresa esteja disposta a desenhar um planejamento em que se considere uma aplicação mais ampla da solução testada em diferentes frentes de negócios.

A metodologia de PoV vem justamente nessa direção, alcançando grandes cases de sucesso.

*Leia mais sobre os principais pontos da pesquisa da McKinsey

 

PoV: um processo quase industrial

A PoV foi estruturada com base em uma ordem cronológica de etapas finamente articuladas e interligadas, semelhante aos processos do ambiente industrial.

De início, a partir do mapeamento do problema, são apresentadas as tecnologias disponíveis capazes de resolver a questão. Adentram-se aspectos específicos de projeto, detalhando-se os custos, o cronograma de ações, os riscos, a interface do usuário. Essa primeira fase é desenhada para ter duração de até quatro dias.

Em um segundo momento, parte-se para a análise de viabilidade econômica propriamente dita, cuja fundamentação estrutura-se em cima de premissas de ganho de valor. Para tanto, são utilizadas como base as tecnologias de software e hardware já disponíveis. A partir delas busca-se concluir se o custo da solução realmente compensará o custo do problema apresentado. Todo esse ciclo de atividades demora até três semanas.

PoV
PoV: metodologia exclusiva V2COM

Uma vez considerado economicamente viável, o processo de PoV parte para as questões de natureza técnica. É neste momento que a solução de IoT é posta em testes e são ajustados todos os detalhes. Essa fase só é possível, dada a construção modular e customizada das tecnologias V2COM que, a partir de uma composição prévia, conseguem se adequar perfeitamente às especificidades de cada cliente. É nesta etapa que ocorrem os desenvolvimentos e as validações de integração de sistemas, bem como é calculado o ROI financeiro. Em até dois meses, concluídos esses trabalhos, é possível passar para a etapa de Lançamento.

Nesse momento, a partir da estruturação plena da solução de IoT, partimos para sua inserção na realidade de mercado. Em um ambiente controlado de média escala, os processos passam a operar sob as regras da nova tecnologia implementada. Um acompanhamento em tempo real é realizado com foco na rápida correção de erros e mensuração de dados que comprovem a eficiência.

Esse formato é analisado por um mês até que, finalmente, é escalada a solução em nível macro. A partir desse momento, a inovação já é uma realidade na rotina processual do cliente que acaba de dar mais um passo rumo à efetiva transformação digital.

 

CONCLUSÃO

Todo o fluxo de trabalho otimizado garante alta velocidade de implantação. Sob uma metodologia já testada, fica muito mais simples controlar as etapas até o momento de escalar a tecnologia para a realidade global da empresa. Isso, obviamente, eleva a eficiência e protege os recursos dos clientes.

A metodologia de PoV diferencia a V2COM, pois coloca a empresa não apenas como uma fornecedora de tecnologia, mas sobretudo como parceira de inovação. Ao ter analisada a viabilidade econômica do projeto, antes mesmo de qualquer iniciativa de implementação, o cliente só dedicará esforços e tempo uma vez seguro do potencial de ganho.

Esse processo, associado à elevada capacitação técnica das equipes e aos vultosos investimentos em P&D, fazem da V2COM uma empresa reconhecida pelo mercado como altamente inovadora, eficiente e segura.

 

Preencha seus dados e saiba como a PoV acelera a Transformação Digital das empresas