O acelerado processo de urbanização brasileiro impacta diretamente a demanda por água, tornando esse recurso progressivamente mais escasso.

Nos últimos anos, a Sabesp vem implementando uma série de iniciativas com foco em incentivar o uso racional da água. Através de sistemas de monitoramento, a empresa conseguiu controlar de forma rápida e assertiva uma série de problemas relativos às redes de água.

telemetria perdas água
Fonte: Sabesp

A V2COM fez parte dessa história, desenvolvendo tecnologias de telemetria que impactaram positivamente a dinâmica de distribuição de água. Através delas foi possível reduzir o desperdício, detectando e combatendo fraudes de forma muito mais assertiva.

Leia também:

Histórias de Sucesso V2COM: Celesc reduz perdas milionárias com tecnologia de IoT

Histórias de Sucesso V2COM: Elektro reduz mais de 60% do custo de leitura com IoT

Iniciativas como essas são fundamentais ao Brasil, país mundialmente reconhecido pela riqueza em recursos hídricos. Ao mesmo tempo, estamos entre os que mais desperdiçam água, seja no consumo residencial, seja na agricultura e indústrias. Em São Paulo, especificamente, as fraudes e ligações clandestinas (“gatos”) comprometem em grande escala o uso sustentável do recurso.

Também chamadas de perdas não físicas ou aparentes, essas irregularidades dificultam que os volumes de água consumidos sejam efetivamente contabilizados. Isso compromete o sistema operacional e comercial das empresas de abastecimento e, obviamente, o faturamento mensurado.

Especificamente em clientes de grande consumo, como escolas, prédios comerciais e indústrias, os sistemas de telemedição da V2COM permitem que os hidrômetros enviem informações sobre os padrões de consumo de água em intervalos regulares de tempo. Com isso, foi possível identificar vazamentos de maneira muito mais rápida, evitando o desperdício e custos desnecessários nas contas dos clientes.