Princípios V2COM  Conformidade  Conduta Profissional  Comitê de Compliance  Social e Meio Ambiente

Conduta Profissional

 

Integridade Financeira

Registros contábeis precisos e confiáveis são essenciais para atender às obrigações financeiras, legais e comerciais da V2COM. Os livros contábeis da empresa devem refletir com exatidão seus ativos, passivos e transações realizadas.

A V2COM compromete-se a manter seus registros contábeis de forma correta, acurada e de acordo com os prazos legais, incluindo todos registros de suas transações comerciais, que se encontrem em vias físicas ou digitais.

Cortesias Comerciais

O oferecimento de refeições, entretenimento e o acesso a eventos promovidos pela empresa, são cortesias geralmente aceitas em âmbito comercial, especialmente quanto destinadas a funcionários não governamentais. Caso o relacionamento com clientes e parceiros comerciais faça parte de seu escopo de trabalho, você poderá ofertar cortesias em determinadas situações.

Em qualquer hipótese, a concessão de eventual cortesia pelos colaboradores da V2COM não deve importar em violação às Políticas Internas da empresa ou da organização do destinatário, à lei ou a algum contrato.

Você jamais poderá ofertar qualquer tipo de item de valor a pessoas físicas, jurídicas, públicas ou privadas, como meio para concretizar ou manter um negócio de forma imprópria, a tipificar um suborno ou favorecimento indevido.

Por outro lado, a V2COM concorda que seus colaboradores recebam cortesias comerciais, como presentes espontâneos ou entretenimento, desde que não dotadas de valor significativo e dissociadas de qualquer intenção de influenciar uma tomada de decisão sobre um negócio. Sabemos que a recusa em receber um presente pode repercutir mal para empresa. Então, caso seja-lhe ofertado um presente com valor maior do que o simbólico, você deverá levar o caso ao conhecimento do Comitê de Compliance para avaliação.

Os colaboradores da V2COM, direta ou indiretamente, são proibidos de receber empréstimos, comissões ou pagamentos de qualquer natureza de pessoas, físicas ou jurídicas, com as quais a empresa faz ou quer fazer negócios, com exceções de bancos e instituições financeiras que ofereçam produtos e serviços comuns ao público em geral.

Conflito de Interesses

Conflito de interesses ocorre quando, por algum motivo, um colaborador da V2COM acaba impedido de exercer suas atividades diárias com objetividade e isenção, pondo em dúvidas seu poder de agir com lealdade aos interesses da empresa.

O conflito de interesses pode surgir de diversas maneiras e deve ser evitado a todo custo. A exemplificar, enquanto colaborador, você pode encontrar um conflito de interesses ao:

  • Prestar serviços, ainda que ocasionais, a concorrentes da empresa;
  • Agir como consultor para um cliente ou fornecedor da empresa;
  • Realizar a contratação de uma pessoa jurídica, como prestadora de serviços ou fornecedora de produtos, em que você ou algum membro de sua família tenha participação societária ou cargo de gestão;

O conflito de interesses, ou a aparência de sua existência, pode surgir de forma súbita e imprevisível. Nem sempre será necessário romper ou deixar de realizar determinado negócio pela suspeita de ocorrência de um conflito de interesses. O seu compromisso é apenas de dar conhecimento sobre sua suspeita ao Comitê de Compliance, imediatamente, para avaliação e orientação sobre o prosseguimento.

Proteção de Informações Confidenciais

A V2COM conta com o seu irrestrito compromisso em respeitar o sigilo de quaisquer informações da empresa, ou de terceiros, classificadas como confidenciais, que, na condição de colaborador, você venha a ter acesso.

Entre outras, são consideradas confidenciais todas e quaisquer informações não destinadas à publicação, relativas a estratégias, projetos e atividades operacionais da V2COM e de seus clientes, incluindo, mas não se limitando a dados, códigos fonte, arquivos, endereços, telefones, nomes, e-mails, produtos, procedimentos, conteúdos, custos, instruções de desenvolvimento, listas de clientes atuais e em prospecção, planos de marketing ou de desenvolvimento de produtos e serviços e pesquisas científicas.

Havendo dúvida sobre a natureza confidencial de alguma informação, considere-a como tal, até que o Comitê de Compliance ou a diretoria da empresa apresente orientações em sentido diverso.