Logística 4.0 – uma nova realidade criada pela IoT

O setor de logística é um dos que têm mais oportunidades de melhorar produtividade e eficiência a partir do uso de IoT. E isso vale especialmente no Brasil, onde existe grande potencial para melhorias.

Números levantados pela Cisco e pela grande referência da área, a DHL, comprovam o otimismo em torno do potencial da Internet das Coisas na chamada Logística 4.0. Mostrou-se que, nos próximos dez anos, as novas tecnologias poderão agregar até US$ 1,9 trilhão em investimentos.

O impacto positivo que os benefícios da IoT trazem à Logística 4.0 é tão grande justamente porque ele não se limita ao segmento em si. Afinal, todo setor da economia, de alguma maneira, depende dele. O aumento da eficiência logística, direta ou indiretamente, acaba agregando valor à economia como um todo.

Veja também:
Indústria 4.0: dados atualizados sobre o cenário brasileiro
Smart farms tomam conta do campo com novas tecnologias de IoT

Seja através da capacidade de impor mais eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, controlar melhor os centros de distribuição e até mesmo acompanhar em tempo real suas frotas, as novas tecnologias prometem não apenas o aumento da eficiência, mas também uma redução bastante considerável dos custos. Em países como o Brasil, cujas dimensões são continentais, esse impacto é ainda mais importante, dado que grande parte da cadeia de valor das empresas depende de uma logística saudável e mais econômica.

Controle de frotas eleva segurança e aumenta eficiência

Nesse processo, o monitoramento e o rastreamento das cargas têm contado com uma gama cada vez maior de soluções que tornam esse caminho mais eficiente. Como exemplo, destacam-se o controle de rotas, inclusive com sugestão dos melhores caminhos, o agendamento automático para busca de materiais e até mesmo a verificação do grau de cansaço dos motoristas seguido de alertas sobre a necessidade de descanso imediato.

Logística 4.0

Existem ainda tecnologias que garantem o monitoramento em tempo real dos veículos, alertando sobre os prazos de manutenção e licenças específicas. Há também a implantação de sensores inteligentes que permitem avisar máquinas agrícolas sobre o exato momento em que devem ser reabastecidas, evitando paradas repentinas de trabalho e, claro, prejuízos aos negócios.

A Logística 4.0 ganhou também o apoio das etiquetas RFID e outros leitores de códigos de barras para simplificar a gestão do estoque e movimentação de produtos e equipamentos. Grandes empresas como a  Gerdau, por exemplo, já tem seus sistemas baseados em RFID de tal modo que passaram a executar a gestão do estoque de modo muito mais rápido e inteligente. Hoje, os motoristas dos caminhões conseguem saber os horários disponíveis para buscar novas mercadorias sem ter que passar por longas filas, por exemplo.

Como se sabe, a conectividade é base fundamental para que essas novas tecnologias possam desempenhar de forma adequada. Isso vale especialmente para o monitoramento de frotas nas estradas, um dos segmentos com maior número de projetos na área de IoT, no Brasil. Nessa realidade particular, a Internet das Coisas tem garantido a segurança dos motoristas, da frota e dos ativos transportados. Com o monitoramento 24 horas do veículo, rastreamento via satélite e até mesmo travamento e destravamento remoto ficou muito mais seguro percorrer longas distâncias em estradas ainda marcadas por diversos casos de roubos.

Soluções de IoT devem ser versáteis e individualizadas

A Logística 4.0 é extremamente complexa e, por conta disso, conta com uma série de processos que podem ser melhorados com o uso de IoT. Para desenvolver as soluções que sejam mais eficientes é fundamental que os projetos sejam bastante individualizados e atendam a realidade particular de uma determinada empresa.S

Saiba mais: entenda como a Celesc economizou milhões com IoT

A V2COM, em seus mais de 16 anos de história, é conhecida nacional e internacionalmente por sua excelente capacidade de customizar soluções a partir de tecnologias próprias desenvolvidas por equipes de engenheiros altamente capacitadas.

Por essa razão, ela é capaz de garantir grande versatilidade aos projetos, sem perder de vista a necessidade extrema de segurança da informação e, claro, agilidade de implantação.

 

Para saber mais detalhes de nossos projetos e do potencial de nossa premiada plataforma de IoT, entre em contato através do formulário abaixo. 

 

0 Partilhas