McKinsey explica por que algumas empresas têm mais sucesso em IoT

Em recente relatório publicado pela McKinsey, foram apontadas as razões que fazem da Internet das Coisas (IoT) um case de enorme sucesso para algumas empresas. A pesquisa entrevistou 300 companhias com grandes projetos em andamento e que já passaram das fases de piloto.

De imediato, a consultoria classificou as organizações em três categorias:

  • 17% delas apontaram impacto financeiro (redução de custos e aumento de faturação) acima dos 15%;
  • 66% apresentaram taxas de impacto entre 5 e 15%;
  • 17% mantiveram-se abaixo dos 5%.

A pesquisa detalhou alguns dos principais aspectos que levam algumas dessas empresas a terem mais sucesso do que outras.

Empresas “agressivas” aprendem mais rápido

Um maior número de projetos de IoT em andamento acelera a curva de aprendizagem e traz retornos financeiros mais expressivos. E por projetos não se deve entender apenas os pilotos, mas sobretudo a fase posterior, em que as tecnologias são postas em contato com a realidade operacional da empresa como um todo.

Além disso, os líderes envolvidos nos projetos de sucesso constantemente fizeram esforços para mudar processos de negócios com o objetivo de capitalizar o potencial das novas aplicações de IoT.

Ficou claro pelos achados que iniciar esforços o quanto antes, dando-lhes a devida extensão necessária para surtir os efeitos esperados, é a maneira mais assertiva de obter sucesso.

A McKinsey concluiu que, em média, os primeiros 15 projetos de IoT implantados costumam trazer um retorno financeiro não tão impactante quando comparado às empresas que implantaram em torno de 30 cases. Nesse último cenário, a curva de aprendizagem já foi inteiramente percorrida, de tal modo que o impacto na redução de custos e na elevação das receitas é surpreendentemente expressivo.

Observe esses dados no gráfico abaixo:

IoT
                                                                              Fonte: McKinsey

A consultoria ainda concluiu com a pesquisa que as empresas que auferem mais de 15% em impacto financeiro possuem, em média, 80% mais projetos de IoT do que as empresas com menos sucesso. Além disso, elas chegarão a experimentar 13% de crescimento no lucro bruto até 2021, porcentagem três vezes maior do que as empresas mais lentas nas implantações.

Empresas líderes vêm IoT de forma pragmática

As empresas líderes em IoT costumam adotar uma abordagem bastante pragmática diante das novas tecnologias. Em vez de perseguir oportunidades inovadoras muito além de suas bases tradicionais de negócios, elas usam as soluções de IoT para aumentar as ofertas existentes, gerando ainda mais valor agregado perante os clientes.

De acordo com a pesquisa, os líderes de IoT têm três vezes mais probabilidade de afirmar que sua principal prioridade é adicionar recursos das novas tecnologias aos produtos existentes. Assim, as empresas de mais sucesso são pragmáticas nas implantações, desenvolvem as ofertas em torno de produtos e serviços que já fazem parte de seu portfólio.

IoT
                                                                                      Fonte: McKinsey

A pesquisa ainda provou que nos cases de maior sucesso, os executivos C-level estiveram diretamente envolvidos com os projetos. 72% das empresas que afirmam perceber retornos interessantes conseguem nomear claramente os executivos que estiveram atuantes nos esforços de transformação digital.

A forte participação de um CEO que defende os projetos de IoT está 2,4 vezes mais presente nas empresas de sucesso quando comparada às que ainda estão nas fases mais iniciais. A liderança engajada é ainda fundamental para elevar o comprometimento de todas as equipes envolvidas nos esforços de implantação, desde os níveis mais estratégicos até os operacionais. E essa atuação comprometida é apontada como um dos fatores cruciais para garantir o sucesso das iniciativas de Internet das Coisas dentro das organizações.

Empresas de sucesso confiam na expertise dos parceiros externos

O estudo ainda deixou claro que as empresas no topo da pirâmide de sucesso são aquelas que confiam em parceiros externos para o desenvolvimento e aplicação das novas soluções. Elas não costumam gastar esforços e dinheiro para criar tecnologias avançadas se puderem obtê-las de forma mais fácil e menos custosa através de parceiros externos, com expertise comprovada.

O relatório da McKinsey deixa evidente que os líderes dos projetos de IoT das empresas preferem atrair recursos de um ecossistema de parceiros de tecnologia, em vez de confiar nos recursos internos. E isso inclui, sobretudo, a escolha das plataformas de IoT que mais se adequem às novas exigências de negócios.

IoT
                                                                    Fonte: McKinsey

Um outro dado interessante é que, embora 90% de todos os usuários de IoT em escala digam que estão usando as plataformas de terceiros, as empresas com mais resultados na área têm 40% menos probabilidade de exigir que sua plataforma de IoT seja executada no local e não na nuvem.

Plataforma de IoT V2COM: uma história de sucesso ponta à ponta

O mercado de plataformas de IoT tem experimentado um enorme crescimento nos últimos anos. Essas soluções estão ganhando cada vez mais espaço e importância em diversos setores. Ao escolher a plataforma certa, certamente garante-se a escalabilidade dos projetos com muito mais eficiência.

A V2COM consolidou-se no mercado nacional e internacional por ser um dos poucos fornecedores de soluções de IoT ponta à ponta. Através disso, garante um elevado grau de customização dos projetos que, assim, adequam-se com bastante profundidade às mais diferentes necessidades dos clientes.

Por desenvolver integralmente tanto hardware quanto software, a V2COM alcançou um padrão de tecnologia plenamente compatível com as inovações, integrando-se perfeitamente a diferentes realidades de forma bastante ágil. Por consequência, os clientes auferem elevado impacto financeiro e escalabilidade dos projetos em curto intervalo de tempo.

Para saber todos os detalhes de nossa premiada Plataforma de IoT, entre em contato pelo formulário abaixo