Internet das Coisas “Inspired by Nature”: algoritmos, redes e segurança de sistemas

Por muito tempo, a história foi palco de estudiosos que usavam a natureza como fonte de inspiração para suas atividades, fosse na literatura, artes plásticas, arquitetura ou engenharia. Entre os vários expoentes, Leonardo da Vinci destaca-se pela vasta obra de invenções e desenhados modelados a partir do que observava na natureza e no corpo humano.

Biomimética. Inspired by Nature
Leonardo da Vinci – Estudo sobre as asas de pássaro

Com o advento da linha de produção e do capitalismo em escala, aos poucos esse exercício de observação foi deixado para trás. Surgia uma nova geração de negócios baseada, sobretudo, na velocidade de execução e na inovação a partir do zero. O meio ambiente deixou de ser fonte de inspiração e tornou-se apenas mais um instrumento para o avanço; um grande ser passivo e constantemente modificado.

Se por um lado as inovações vindas desse movimento foram fundamentais para a articulação do sistema capitalista moderno, por outro é inegável que o olhar acelerado dos novos negócios subestimou a fundamental importância de unir a tecnologia à sustentabilidade. Não é à toa que um dos maiores desafios do século XXI seja justamente corrigir esses desvios, interrompendo os danos ambientais e sociais já feitos e, a partir disso, aplicar a inovação de forma sustentável.

Em um mundo marcado por amplo dinamismo,
a incerteza não pode ser desculpa para a inércia
ou viés para o status quo

Nesse sentido, as empresas têm direcionado vultosos investimentos com intuito de redesenhar ou melhorar os modelos de negócios vigentes. Nessa tarefa, o olhar sobre o meio ambiente como fonte de inspiração voltou a conquistar a posição de destaque da época de da Vinci. Cada vez mais produtos, sistemas e serviços estão usando a Biologia como alicerce criativo e funcional. A partir dela, são produzidos materiais de última geração e articulados processos muito mais eficientes, sem perder de vista a necessidade urgente de articular o progresso financeiro à manutenção das comunidades locais e do meio ambiente.

Apenas para citar um dos incontáveis exemplos que hoje percorrem o mercado, a fundadora da consultoria Biomimicry 3.8, Janine Benyus, analisou a digestão de carrapatos e mosquitos para encontrar maneiras de remover manchas de sangue em lavanderias hospitalares com menos cloro. Com isso, ela conseguiu ao mesmo tempo reduzir os custos com insumos e a pegada ambiental do processo de higienização.

Internet das Coisas (IoT) Inspired by Nature

A Internet das Coisas (IoT) é uma das ferramentas mais poderosas e compatíveis com essa nova demanda por tecnologias que já estão revolucionando o mercado. Os bilhões de dispositivos conectados ao redor do mundo funcionam como um grande ecossistema em rede e devem ser altamente adaptáveis às necessidades e ameaças crescentes, de forma a se auto-organizar independentemente da variedade de dispositivos de comunicação sob sua influência, assim como outros sistemas e aplicações. Além disso, tal como os seres vivos, eles precisam ser resistentes às imprevisíveis mudanças e permitir a escalabilidade.

Aprofunde-se no tema:
Biomimética: a nova geração de tecnologias “Inspired by Nature”

Para gerir esses desafios de modo inteligente, seguro, automático e com pouca interferência humana, players do mercado despontam na vanguarda da aplicação da Biomimética através de soluções bio-inspiradas (“Inspired by Nature”). O intuito principal é buscar maneiras de amenizar os problemas que surgem com o tamanho e dinamismo das redes de IoT. Além disso, eles tem desenvolvido os chamados algoritmos bio-inspirados para economizar energia consumida por sensores e para roteamento e sincronização de nós.

Baleias e vaga-lumes, por exemplo, servem de base para o desenvolvimento de sistemas de antenas inteligentes, capazes de utilizar eficientemente o espectro de radiofrequência. A partir disso, é possível atender com melhor performance os sistemas sem fio e, ao mesmo tempo, obter transmissões confiáveis e robustas de alta velocidade de dados, fundamentais às soluções de IoT.

A segurança de dados é um outro importante campo de estudo que tem usado a Biomimética como fonte de inspiração para desenvolver sistemas cada vez mais inteligentes e eficazes. Para tanto, as chamadas redes bio-inspiradas partem da análise dos sistemas imunológicos dos animais, especialmente dos mamíferos.

Formada por milhões de células de defesa, naturalmente adaptáveis, auto-organizáveis e com memória de aprendizado, a cadeia imunológica em camadas dos mamíferos apresenta o funcionamento perfeito para escalar resultados de maneira segura, garantindo a manutenção das espécies. A partir da análise detalhada desse funcionamento, sistemas artificiais de segurança em rede poderão ser melhorados, garantindo alta adaptabilidade e evolução, sem perder de vista a necessidade de respostas de neutralização cada vez mais rápidas, eficientes e sem intervenção humana.

Biomimicry_Inspired by Nature

A Biomimética ainda possui outras infinitas aplicações, tão vastas quanto as possibilidades biológicas que compõem a vida. Embora relativamente nova no mercado, essa área da ciência está em amplo desenvolvimento e promete revolucionar o modo como as empresas atuam e gerem o processo de inovação. A Forbes, inclusive, chegou a citá-la como a próxima grande tendência tecnológica.

Em um mundo marcado cada vez mais por negócios dinâmicos e voláteis, a incerteza não pode ser desculpa para a inércia ou viés para o status quo. Muito pelo contrário, as empresas globais devem se portar como protagonistas perante esses avanços, sempre em busca da máxima eficiência de modo sustentável. Nessa jornada, as lideranças corporativas inclinam-se a ficar progressivamente mais inspiradas pela Biologia, que passa a funcionar como importante referência para a otimização e criação de soluções adaptáveis e resilientes.

A V2COM posiciona-se na vanguarda dos estudos e das aplicações da Biomimética no Brasil, desenvolvendo soluções “Inspired by Nature”, altamente adaptáveis e escaláveis, sem perder de vista a segurança e a simplicidade de aplicação.

Assine nosso Conteúdo sobre Biomimética