90 Partilhas

V2COM leva IoT para ciclo de palestras da Universidade Federal de Santa Catarina

A V2COM foi convidada pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a participar de um ciclo de palestras com o objetivo de inserir os alunos da graduação e pós-graduação no atual momento do mercado de Engenharia.

Leonardo Muller em palestra sobre IoT na UFSC
Leonardo Müller, V2COM, em palestra sobre IoT na UFSC

Leonardo Müller, Gerente de Desenvolvimento de Software da V2COM, falou sobre como o universo da IoT está mudando o mundo e, consequentemente, nossas vidas. Ele apresentou aos alunos casos reais de aplicação de Internet das Coisas (IoT) que, em poucos anos, revolucionaram diferentes frentes de negócios, impactando positivamente a economia e a sustentabilidade em padrões jamais verificados.

“As palestras que estamos organizando este semestre têm permitido aos alunos da Engenharia de Produção da UFSC conhecer melhor o novo contexto do mercado. Hoje tivemos uma palestra sobre a indústria de semicondutores e certificação digital, proferida pelo ex-diretor da Ceitec e atual diretor da Bry, Sérgio Roberto de Lima e Silva, e pelo Leonardo Müller, Gerente de Desenvolvimento de Software da V2COM, que apresentou exemplos de aplicação de IoT para ilustrar aos alunos as mudanças que estas novas tecnologias têm promovido e os desafios para a formação destes profissionais”, disse Mônica Maria Mendes Luna, professora associada IV do departamento de Engenharia de Produção da UFSC e especialista em Logística.

Atualmente, existem mais de 9 bilhões de dispositivos conectados ao redor do mundo transferindo dados sem a intervenção de humanos ou desses com máquinas. Segundo projeções recentes da Gartner, esse número deve crescer ainda mais: até o fim de 2020, serão ao menos 26 bilhões.

As aplicações de IoT estendem-se para os mais diversos setores da economia, da Agricultura à Logística, passando pela Indústria 4.0, Smart Cities, Utilities, Saúde e Varejo.

No Brasil e no mundo, a V2COM já conectou mais de 1 milhão de dispositivos, gerando mais de 3 bilhões de dólares em negócios todos os anos. A empresa se orgulha, entre outros motivos, de protagonizar o combate a fraudes no consumo de água e energia com tecnologia de ponta, evitando perdas milionárias que sobrecarregam o meio ambiente e as comunidades.