Irrigação inteligente: mercado bilionário impulsionado pela IoT

O mercado de irrigação inteligente foi avaliado em US $ 0,83 bilhão, em 2018, e deve chegar a US $ 1,76 bilhão até 2023, a um CAGR de 16,30%, de acordo com a empresa de pesquisa MarketsandMarkets.

Os principais fatores que contribuem para o crescimento do mercado de irrigação inteligente incluem iniciativas tomadas por vários governos para promover o uso racional de água, a adoção de novas tecnologias para controle de irrigação e a necessidade de aumentar a produtividade e os lucros agrícolas.

IoT no campo viabiliza esse mercado bilionário

Sistemas avançados de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para tomada de decisão, juntamente com dados em tempo real, podem fornecer informações abrangendo todos os aspectos da agricultura com profundidade de detalhes, o que, até pouco tempo atrás, não era possível. Com a ajuda de sensores inteligentes, os agricultores podem garantir o fornecimento da quantidade mais adequada de água à lavoura no momento certo, evitando tanto a escassez quanto o desperdício.

A irrigação inteligente compreende dispositivos de hardware especializados, software e serviços ​​para obtenção de dados em tempo real. A combinação das tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI), como Machine Learning, visão computacional e análise preditiva, permite que os agricultores analisem grande volume de dados, como os relacionados a condições climáticas, temperatura, umidade do solo, entre muitos outros.

Leia também:
O que falta para a agricultura deslanchar? 

A pesquisa ainda aponta que o continente americano é protagonista em em irrigação inteligente. Em 2018, conquistou quase 50% do mercado global, com destaque para os Estados Unidos e Canadá. Até 2023, a região deve manter essa importante fatia de mercado.

Entre os maiores desafios para acelerar ainda mais a expansão desse mercado está a dificuldade de implementação das tecnologias inteligentes de irrigação em terras fragmentadas e a carência de conscientização generalizada entre os agricultores para esse tipo de demanda.

Quer saber mais detalhes das soluções V2COM para Smart Farms?
Preencha o formulário abaixo: