Para 76% das empresas brasileiras IoT será fundamental em 3 anos
Mais que uma aposta, a Internet das Coisas (IoT) já se firmou como realidade dentro das empresas. Há um maior número de projetos em fase de roll-out liderado por executivos que apostam na tecnologia para facilitar a tomada de decisão, aumentar a eficiência produtiva e criar fontes alternativas de receita.
Publicado recentemente em sua quarta edição, o IoT Snapshot analisou a adoção e a evolução da IoT nos mercados brasileiro e latino-americano, em 2019. Foram entrevistadas 256 lideranças corporativas de cinco países da região (Brasil, Colômbia, México, Argentina e Chile), entre outubro e novembro do ano passado.
No Brasil, 42% dos executivos avaliam a Internet das Coisas como de “alta” ou “muito alta” importância para os negócios atuais. Quando ampliamos a análise para o médio prazo (entre 2022 e 2024), essa porcentagem sobe para 76%. Nos demais países que compõem a pesquisa, o cenário é semelhante: sai de 43% hoje para 73% em três ou cinco anos.
Protagonismo da TI em ascensão
Soluções de IoT já estão inseridas em pelo menos 35% das empresas brasileiras. Nos outros países latino-americanos, essa realidade é um pouco menor: aproximadamente 25%. O mercado brasileiro mostra-se ainda mais maduro que os países vizinhos, por ter um número proporcionalmente menor de Provas de Conceito frente a projetos que já se encontram em fases mais adiantadas de implantação e validação.

O estudo ainda analisou setorialmente o mercado brasileiro em relação a planos concretos de investimentos em IoT nos próximos 18 meses. O setor manufatureiro manteve-se em primeiro lugar, seguido por serviços e pelo agronegócio.
Veja também:
Como a IoT vence o desafio dos sistemas legados na Indústria 4.0?
Esses projetos tendem a ser conduzidos por equipes cada vez mais diversas, com os profissionais de TI conquistando um importante protagonismo na condução dos negócios.
No ano passado, apenas 3% da responsabilidade e gestão eram feitas por times com executivos de TI e inovação; hoje esse porcentual cresceu para 26%. Nos demais países estudados, apenas 9% dos respondentes afirmaram que iniciativas de IoT são de equipes multidisciplinares.
Assine Nosso Conteúdo