Smart Farms: como a IoT potencializa o setor que nunca para?
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações — hoje Ministério da Ciência e Tecnologia —, o uso de soluções de IoT no agro brasileiro movimentará entre US$ 5 bilhões e US$ 21 bilhões, até 2025. As chamadas smart farms alcançarão aumento de até 25% na produtividade e redução de 20% no uso de insumos. Foram essas as projeções apontadas por uma recente pesquisa da McKinsey encomendada pelo BNDES.
O agronegócio está entre os setores com maior potencial de se transformar a partir da incorporação das novas tecnologias de IoT. Responsável por mais de 23% do PIB brasileiro, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as propriedades agrícolas do Brasil somam hoje uma área que ultrapassa mil campos de futebol.
Mas para que essa revolução de fato aconteça, as operações e atividades do campo precisam a operar cada vez mais de forma integrada e inteligente. Nesse cenário, é possível aumentar a produtividade, reduzir os custos com insumos e diminuir o desperdício.
Parceiro tecnológico: a escolha fundamental para o sucesso
A melhoria da infraestrutura tecnológica do Brasil — como conectividade, penetração móvel, imagens de satélite e alfabetização digital da mão de obra — tem cooperado estruturalmente para que o ecossistema agtech do país seja uma realidade prática. Um número crescente de empresas tem desenvolvido novas soluções para resolver demandas específicas do campo brasileiro.
Mas diante de tantas opções disponíveis no mercado, como o gestor agrícola pode efetivamente avaliar e escolher o melhor parceiro para alavancar a produtividade com tecnologia de ponta?
O primeiro passo é analisar de forma criteriosa as propostas aparentemente simples, que prometam resolver todos os problemas da lavoura com apenas um clique.
Em geral, essas soluções são desenvolvidas de forma monolítica. Em outras palavras, elas buscam padronizar demandas e resolvê-las em massa, sem levar em consideração as inevitáveis particularidades de cada lavoura. Eventuais customizações costumam ser bastante custosas e muitas vezes não conseguem resolver problemas estruturais maiores.
Por essa razão, é imprescindível que os gestores agrícolas considerem o grau de flexibilidade que a solução ofertada apresenta. É ele que garantirá o encaixe perfeito entre a tecnologia e o problema a ser enfrentado.
O foco deve estar em parceiros estratégicos que apresentem capacidade técnica e expertise suficientes para desenvolver sob medida uma série de funcionalidades, além daquelas comumente oferecidas pelo mercado. Afinal, as demandas da fazenda não devem se adequar à solução, mas justamente o contrário
Além disso, é preciso levar em conta o quão integráveis e adaptáveis esses sistemas são, de tal modo que possam “conversar” com o maquinário e sistemas já em uso, sem a necessidade de substituições muito onerosas.
Como a tecnologia pode ajudar as smart farms na prática?
A tecnologia de IoT possui infinitas aplicações no ambiente rural. O monitoramento das frotas, a segurança das smart farms e a reconfiguração/integração de toda a cadeia logística, desde a produção até a entrega dos produtos nos centros distribuidores, são apenas alguns dos exemplos de uso possíveis.
Com o desenvolvimento de sensores cada vez mais avançados, ficou simples coletar e processar um enorme número de dados em tempo real com elevada precisão. Eles podem, por exemplo, disparar alarmes evitando roubo de cabeças de gado à noite e monitorar tanques de combustível para indicar o exato momento para o reabastecimento de tratores e outras máquinas, evitando paradas inesperadas e custosas.
Ainda, quando integrado a sistemas inteligentes, esses dispositivos permitem monitorar a frota e acompanhar remotamente para onde está sendo transportada a produção, de tal forma que qualquer desvio é imediatamente identificado.
Veja também:
Irrigação inteligente: mercado bilionário impulsionado pela IoT
Todas essas aplicações requerem esforço por parte dos produtores e das cooperativas agrícolas, que precisam estar abertas a mudanças estruturais em seu ambiente de trabalho. Não basta incorporar a inovação de forma desordenada e pontual: a verdadeira transformação digital no campo requer estratégia, olhar global e bastante comprometimento das equipes envolvidas.
V2COM: a solução mais inteligente em IoT
Com mais de 18 anos de história, a V2COM consolidou-se no mercado nacional e internacional por ser um dos poucos fornecedores de soluções de IoT ponta à ponta. Com isso, é capaz de atender as mais diversas especificidades que cada projeto demanda.
Por desenvolver integralmente tanto hardware quanto software, a V2COM alcançou um padrão de tecnologia plenamente compatível com as inovações, integrando-se perfeitamente a diferentes realidades de forma bastante ágil e comprovadamente viável em termos financeiros.
Na frente de smart farms, a V2COM destaca-se, entre outras razões, por vencer de forma inteligente as barreiras de conectividade que ainda comprometem a eficiência das fazendas, garantindo aos gestores agrícolas soluções de alta performance, elevada rentabilidade e precisão na análise de dados.
Conheça os projetos Agro da V2COM