Industrial Internet Consortium atualiza vocabulário com termos sobre IoT

O Industrial Internet Consortium® (IIC™) anunciou a versão V2.3 do Industrial Internet Vocabulary Technical Report. O relatório, atualizado anualmente, garante a comunicação eficaz dentro do ecossistema industrial da Internet, especificando um vocabulário com termos e definições comumente usados nesse ambiente. Além dele, a organização ainda conta com outros cinco relatórios técnicos que incluem assuntos ligados à arquitetura, segurança, conectividade, análises e estratégia empresarial.

Entre as denominações trazidas pela nova versão do relatório destacam-se:

  • Internet Industrial: Internet das Coisas (IoT), máquinas, computadores e pessoas, viabilizando a inteligência de operações industriais que utilizam análise avançada de dados para obter resultados transformacionais de negócios
  • Sistema de IoT: um sistema em que os componentes estão ligados através de uma rede de computadores, e em que um ou mais desses componentes interagem com o mundo físico.
  • Sistema de IoT Industrial (IIoT): um sistema IoT utilizado num contexto industrial.
  • Computação em nuvem (Cloud Computing): paradigma para permitir o acesso à rede de computadores a um conjunto escalável e elástico de recursos físicos ou virtuais partilháveis, com fornecimento de auto-atendimento e administração on-demand.
  • Conectividade: capacidade de um sistema ou aplicação para se comunicar com outros sistemas ou aplicações através de redes de computadores.
  • Endpoint: componente com capacidades computacionais e conectividade com redes informáticas.
  • Evento: qualquer ocorrência observável num sistema e/ou rede de computadores.

Segundo Erin Bournival, co-presidente do Grupo de Tarefas de Vocabulário do IIC:

“A Internet das Coisas está evoluindo, bem como a nossa compreensão sobre os conceitos da IoT… Estamos entusiasmados por fornecer novas definições para estes termos fundamentais a fim de aumentar a clareza para todos os stakeholders”

Veja também:
V2COM passa a fazer parte da Qualcomm Advantage Network

O relatório também destaca termos que devem ser evitados para combater ambiguidades ou erros de compreensão, e propõe alternativas, conforme indica a tabela abaixo:

Industrial Internet Consortium

O advento de novas aplicações da IoT e sua expansão para outras verticais de negócios garantem um amplo dinamismo de terminologias e definições. Por essa razão, e para manter o ecossistema industrial sempre coeso, é tão importante a revisão anual proposta pelo Industrial Internet Vocabulary Technical Report do Industrial Internet Consortium.

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui.