Radar Conecte-se ao Novo 2020 destaca impacto da estratégia Multicloud no Brasil
O CPQD, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, acaba de publicar o relatório Radar Conecte-se ao Novo 2020, que analisa a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes para a cadeia de valor do Brasil.
Para a publicação, as tecnologias foram divididas em seis grandes grupos:
- Rede e Conectividade
- Inteligência Artificial
- Confiança, Privacidade e Segurança
- Computação Avançada
- Mobilidade e Veículos Autônomos
- IoT e Dispositivos Inteligentes
A pesquisa objetiva consolidar os entendimentos de como os profissionais e seus respectivos setores econômicos entendem as novas tecnologias e como elas impactarão as suas atividades e em qual prazo isto poderá acontecer.
O estudo contou com uma amostra de mais de 250 participantes de 7 setores da economia: Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Energia e Utilities, Governo e Financeiro.

O Radar Conecte-se ao Novo 2020, com foco 100% na realidade nacional, consolida-se como uma importante referência para a adoção de novas tecnologias e um impulsionador do ecossistema de inovação brasileiro.
Multicloud fomenta o dinamismo da IoT
Dentro da categoria “Rede e Conectividade”, o estudo destaca a importância do modelo Multicloud como ferramenta estratégica aplicável na operação de diferentes frentes de negócio.
Definido como “uma abordagem composta por mais de um serviço e de um fornecedor de nuvem, pública ou privada”, esse formato heterogêneo e flexível reduz o risco de aprisionamento tecnológico, fornecendo oportunidades de migração, além de fomentar agilidade e escalabilidade.
Essas características são especialmente importantes para o dinamismo do ecossistema de Internet das Coisas (IoT) que, além de lidar com o armazenamento e processamento de um grande volume de dados, ainda manifesta requisitos bastante rígidos de segurança, análise e controle.
Na pesquisa, fica claro que a adoção do modelo Multicloud já é visto como uma realidade de curto prazo para a maioria dos participantes. Pelo menos 59% deles afirmam já terem avaliado a estratégia em seus negócios, manifestando pretensão de adotá-la em até dois anos.
O Radar Conecte-se ao Novo 2020 ainda revela que para 59% dos entrevistados, a Multicloud apresenta uma perspectiva de impacto nos negócios de alta a disruptiva.
Confira a seguir a distribuição da análise conforme o segmento de atuação:

Plataforma Conera™: APIs de aplicações em nuvem para conectividade segura
Todas as soluções de IoT precisam lidar com alguns desafios para atingirem o desempenho máximo esperado. Determinar o melhor protocolo para garantir segurança e eficiência no envio de dados para a nuvem (ou as nuvens) é um dos mais importantes.
Escolhas ou abordagens erradas podem custar caro para o desenvolvimento dos projetos, sobretudo se os problemas forem percebidos em fases mais avançadas de roll-out.
Para mitigar essa e outras complexidades, a V2COM desenvolveu patentes capazes de simplificar o ecossistema de IoT, sem perder de vista os mais rigorosos padrões de segurança.
A plataforma Conera™ fornece segurança e confiabilidade para aplicações altamente específicas, além de APIs de aplicações em nuvem que permitem conectividade segura, confiável e econômica para dispositivos em campo, independentemente da tecnologia de comunicação e do sistema de operação de hardware.
Saiba mais sobre a Plataforma Conera™
Baseada em um conjunto de patentes (US 10.063.658, US 10.476.985 e US 2018/0262589), a tecnologia funciona como uma camada de abstração para todas as funcionalidades de hardware, gestão e comunicação de dados, permitindo que o desenvolvimento da solução esteja 100% focado na lógica de aplicação empresarial.
Ao reduzir a complexidade da implementação dos projetos de IoT, a plataforma Conera™ garante retornos muito mais rápidos e ainda auxilia as empresas e indústrias a focarem em sua principal expertise de negócio.
Confira a seguir como está estruturada a plataforma:
Conera ™ é Future Proof, ao ser plenamente adaptável a tecnologias que surjam no futuro, tais como novos padrões de rede (5G) e requisitos mais robustos de processamento, como arquiteturas de Fog Computing sobre as quais a V2COM também possui soluções patenteadas (US 10.761.900 e US 10.476.985).
Saiba mais sobre a Conera™