Os desafios da jornada de IoT dentro das empresas
Os projetos de Internet das Coisas já são realidade para um grande número de empresas em escala global. Cada vez mais arrojadas e contando com melhorias contínuas de infraestrutura, as soluções de IoT espalham-se nas mais diversas verticais de negócios e envolvem o engajamento de um número crescente de equipes e departamentos dentro das organizações.
Todo esse esforço, claro, tem um objetivo em comum: escalar resultados. E para entender melhor os desafios por trás do processo que envolve os projetos, desde as fases iniciais de implantação até a escalabilidade em sua potência máxima, uma pesquisa encomendada à Informa Engage entrevistou 160 executivos de diferentes partes do mundo envolvidos no ecossistema de IoT.
Veja a seguir os principais destaques:
Segurança: o aspecto mais importante para os entrevistados
Há alguns anos, critérios como segurança e privacidade não eram tidos como prioridade na maioria dos projetos de tecnologia. Entretanto, com o crescimento jamais visto no volume de dados em processamento, inúmeros incidentes, muitos deles criminosos, começaram a ser reportados em todo o mundo.
Segundo a Kaspersky, empresa global de cibersegurança, ocorreram 105 milhões de ataques contra dispositivos IoT vindos de 276 mil endereços exclusivos IP nos primeiros seis meses de 2019. Esse número é cerca de nove vezes maior que os resultados do primeiro semestre de 2018.
Para aumentar a segurança do ecossistema de IoT, protocolos cada vez mais vez mais robustos passaram a ser desenvolvidos dentro das empresas, de tal modo que a cibersegurança ocupa hoje a primeira posição entre os principais desafios relacionados à Internet das Coisas:
Os sistemas e dispositivos interconectados são desenvolvidos de forma a garantir a segurança, privacidade e integridade dos dados. Com isso, as soluções desempenham, ao mesmo tempo, um papel preventivo, proativo e, quando necessário, corretivo diante de qualquer invasão que porventura aconteça.
Para tanto, uma série de ações precisa ser levada em conta a fim de maximizar tanto a efetividade quanto a confiabilidade das novas tecnologias. Entre elas, destacam-se:
- Desenvolver projetos seguros, em nível de hardware, software e hospedagem em nuvem;
- Melhorar o controle de governança de TI;
- Estabelecer padrões de segurança elevados;
- Implementar sistemas de controle de qualidade;
- Realizar análises de vulnerabilidade do dispositivo;
- Utilizar protocolos seguros de atualizações e correções;
- Desenvolver sistemas com criptografia para proteção de dados;
- Realizar testes de segurança;
- Desenvolver plano de contingência contra possíveis ameaças futuras;
- Monitorar constantemente o sistema para detectar possíveis ameaças cibernéticas;
Metade dos custos de implantação deve-se às integrações
A implantação da arquitetura é o segundo desafio mais apontado pelos entrevistados, sobretudo no momento de escalar resultados. Os líderes e gestores envolvidos passam a trabalhar diante de um novo cenário de maior complexidade, tendo que integrar diferentes tipos de sistemas operacionais, protocolos e requisitos de comunicação. Há mais elementos em campo (dispositivos, redes, plataformas e aplicações) e equipes maiores para gerir.
Esse contexto costuma demandar o desenvolvimento de integrações mais robustas, um desafio que, além de complexo, pode ser custoso, se não bem planejado. Segundo dados da Gartner, metade dos custos de implantação dos projetos de IoT deve-se apenas às integrações.
Para facilitar a execução dessas demandas, a palavra-chave é orquestração. Com um planejamento bem controlado e com a expertise de empresas parceiras, a escalabilidade das soluções de IoT pode, sim, acontecer sem grandes entraves, de forma rápida, segura e com ROI verdadeiramente interessante.
Leia mais:
Conera™: IoT simples e segura
A convergência dos departamentos de Tecnologia da Informação e de Tecnologia Operacional na rede compartilhada é outro ponto citado pelos entrevistados como um grande desafio à escalabilidade dos projetos de IoT. Essa convergência IT/OT é algo que se estruturou com o tempo e permitiu uma visão mais ampla e global das informações que correm pela empresa, com respectivo aumento da eficiência operacional.
Em especial nos setores com elevado volume de ativos (manufatura, energia, transporte), os dois departamentos tradicionalmente operam com bastante independência, cada qual a partir de requisitos e prioridades de redes próprios.
O advento e a implementação das tecnologias de Internet das Coisas aceleraram a dinâmica IT/OT e, como consequência, aumentou-se a dificuldade de sintonizar as prioridades de ambas as áreas. Não raras vezes, essas prioridades podem, inclusive, “brigar” entre si. Como exemplo, enquanto para TI o foco pode estar na segurança de dados, para OT a atenção talvez esteja em sua disponibilidade.
Orquestrar essa convergência é fundamental para que não se perca tempo, dinheiro e esforço de mão-de-obra qualificada.
Desafios são vencidos através de parcerias
Talvez o maior valor comercial das soluções de IoT esteja na geração de insights de negócios a partir do processamento e da análise de um grande volume de dados. Para que isso aconteça, é importante identificar e superar muitos dos desafios apontados na pesquisa, especialmente aqueles que comprometem a escalabilidade dos projetos.
Cientes disso, mais de 75% dos entrevistados destacam a importância estratégica de se conectar com empresas especializadas em soluções de IoT.
Leia mais:
WEG se torna sócia majoritária da V2COM
Essas parcerias são fundamentais na medida em que ajudam a alocar esforços e recursos de modo mais eficiente, além de viabilizarem uma importante troca de experiências e conhecimento entre profissionais de diferentes áreas. As empresas parceiras garantem implantações rápidas e seguras e já amplamente testadas ao longo dos anos de experiência.
A V2COM, através de sua premiada plataforma de IoT, equipe técnica altamente capacitada e metodologia exclusiva de PoV tem levado a transformação digital para a realidade de diversas empresas, tendo alcançado em escala global mais de 1.5 milhão de dispositivos conectados de forma inteligente.
Quer conhecer as soluções digitais da V2COM?