Pesquisa Gartner: 47% das organizações devem aumentar investimento em IoT

A mais recente pesquisa do Gartner aponta que 47% das empresas devem aumentar investimentos em IoT, mesmo diante dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Entre os maiores ganhos esperados com a tecnologia destacam-se a busca por ROI mais rápidos, aumento na eficiência operacional e redução de custos.

Segundo Benoit Lheureux, vice-presidente de investigação do Gartner, o uso de KPIs para acompanhar os resultados advindos da Internet das Coisas permite determinar de forma mais assertiva o retorno financeiro com a tecnologia que, no geral, costuma ocorrer em até 3 anos. Essa maior previsibilidade tem se mostrado fundamental em um momento de tantas incertezas econômicas.

Gartner - Impacto da Covid-19 nos planos de investimento em IoT para redução de custos
Fonte: Gartner

Além disso, como ainda há bastante campo de expansão para novas implementações de IoT, as empresas podem usufruir de iniciativas relativamente simples e com retornos quase imediatos. Um exemplo, são os ganhos obtidos com manutenção preditiva e otimização de processos, tanto comerciais quanto industriais.

Gêmeos Digitais impulsionam aplicações de IoT

Cópias digitais de produtos, processos ou equipamentos, os gêmeos digitais têm sido cada vez mais utilizados para reduzir custos com protótipos, aperfeiçoar processos produtivos e reduzir o time-to-market de novos produtos.

Desenvolvida para se comportar da mesma maneira que seu correspondente no mundo físico, a tecnologia opera fundamentalmente com base em dados. São eles que viabilizam simular digitalmente as exatas condições de desempenho e funcionalidade que um produto, processo ou equipamento manifesta na realidade operacional.

Nessa dinâmica, a Internet das Coisas é muitas vezes a responsável por garantir o tráfego e processamento desse grande volume de dados consumido pelos gêmeos digitais. Não à toa, as duas tecnologias costumam aparecer lado a lado, especialmente nos ambientes fabris.

Leia também:
IoT é vital para os negócios, afirmam 84% dos participantes do IoT Spotlight 2020

A pesquisa lançada pelo Gartner aponta que os gêmeos digitais vem sendo utilizados por 31% dos entrevistados como resposta para a emergência sanitária provocada pela pandemia. Eles são uma maneira de aumentar a segurança dos colaboradores e clientes, através, por exemplo, do monitoramento remoto de ativos, o que substitui o trabalho presencial.

O estudo ainda mostra que 27% das empresas pretendem usar a tecnologia em equipamentos autônomos. Os gêmeos digitais são ferramentas importantes para avaliar e reconhecer falhas de processos, facilitando as rotinas de manutenção automatizada. Essa estratégia já se mostrou bastante eficiente para reduzir pausas inesperadas da linha de produção e, claro, diminuir custos operacionais.


Assine nosso Conteúdo