WEG e V2COM juntas por um Brasil 4.0
O presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr., falou ao Estadão nesse fim de semana sobre as transformações que vêm ocorrendo na empresa para protagonizar a Indústria 4.0 no Brasil.
Depois de se tornar sócia majoritária da V2COM e da PPI-Multitask, a WEG deu mais um importante passo para agregar a gestão e a inteligência de dados à medição de seus motores e à administração de grandes indústrias. Com isso, pela primeira vez, a empresa passará a ofertar exclusivamente uma solução de software.
Com o objetivo de escalar ofertas para a automação industrial no Brasil e no mundo, a WEG levará mais inteligência às empresas, elevando a eficiência dos processos e reduzindo custos. Para tanto, a companhia passa a contar com a expertise da V2COM em Internet das Coisas (IoT), tecnologia fundamental para conectar dispositivos de forma inteligente.
“A V2COM é a Internet das Coisas, o que nos permite acoplar sensores aos equipamentos para garantir novas coletas de dados. A gente vai ajudar o cliente a medir o que ele não vinha medindo. Vamos fazer isso tanto com hardware quanto com software. E vamos padronizar todas as informações para que isso possa ser acessado em uma linguagem só”, disse Schmelzer Jr. ao Estadão.
Ao coletar, transmitir, processar e gerenciar uma quantidade (quase) infinita de dados, a IoT é peça-chave para as empresas que desejam passar pela transformação digital e escalar resultados com a velocidade inerente ao universo 4.0.
Leia também:
Automação na Indústria Pesada: 20 a 40% em ganho de eficiência
A Internet das Coisas também tem sido amplamente utilizada na manutenção preditiva de ativos (evitando falhas e paradas custosas dos equipamentos) e nas iniciativas para aumentar a eficiência energética dos processos.
Além disso, a IoT é uma valiosa ferramenta para a construção de novas frentes de negócios a partir da análise estratégica dos insights obtidos com as plataformas.