Webinar FIEE 2020: Guilherme Spina fala sobre 5G e Indústria 4.0

O último webinar da FIEE em 2020 trouxe importantes nomes do setor da conectividade para debaterem sobre Redes Privadas em 5G como propulsoras da Indústria 4.0. Guilherme Spina, CEO da V2COM WEG Group, falou sobre o Open Lab WEG V2COM 5G.

Webinar FIEE 2020

O projeto propõe-se a criar condições de uso real (dentro do ambiente de manufatura) para aplicar o conjunto de tecnologias que compõem o 5G, e gerar ainda mais valor no ecossistema da Indústria 4.0. Spina explicou que uma das grandes novidades da nova rede está na desagregação de sua infraestrutura, o que vai possibilitar uma nova dinâmica de negócios a serem implementados pelos usuários finais.

“Até agora, a oferta de infraestrutura de redes móveis era praticamente monolítica: um único player fornecia desde o hardware até o core da rede. Agora, com o provimento da infraestrutura 5G, acontece algo muito semelhante ao que ocorreu com a computação, no cloud. O usuário final, a indústria, vai poder escolher entre vários modelos de negócio; entre ser dona da infraestrutura, ou usar a infraestrutura provida por um operador incumbente ou por novos operadores…”, disse Spina.

No Open Lab — ambientado dentro da fábrica mais automatizada do grupo WEG, em Jaraguá do Sul (SC) —, será utilizada a banda n78, com rede mais próxima dos 3.5 GHz (e também entre os 3.7 e 3.8 GHz para dar subsídios a estudos da Anatel), além de ondas milimétricas, entre 27.5 e 27.9 GHz. Dentro dessas duas faixas de frequência, serão comparados os mesmos onze casos de uso que irão compor a primeira fase de testes.

Todos esses esforços pretendem desenvolver com mais dinamismo a Industria 4.0 no Brasil. Essa nova ambientação tecnológica diferencia-se da automação pura e simples, por carregar em sua essência a inteligência processual. É ela o grande segredo para aumentar a capacidade de resposta a mudanças e gerar novas adaptações situacionais de forma muito mais rápida.

Com esse ecossistema bem estruturado, teremos meios para acelerar a produção industrial com muito mais qualidade e, por consequência, impactar os usuários finais com produtos e serviços melhores e mais baratos.

Quer assistir ao debate na íntegra? Então, clique aqui.