Confira resultados parciais do IoT Deployment Tracker de 2020

Por meio do IoT Deployment Tracker, a Global Data vem rastreando dados sobre as implementações de Internet das Coisas (IoT) em diferentes regiões do mundo nos últimos anos. Os resultados de 2020 (embora ainda não completamente fechados) foram liberados recentemente mostrando que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a IoT segue avançando em diferentes segmentos.

Em relação a 2019, este ano obtivemos um crescimento de 30% no número total de implantações registradas. Esse montante não se refere à quantidade de dispositivos conectados via IoT, mas ao volume de projetos efetivados.

A Europa segue na liderança das implantações de IoT, com 34% (ante 32%, em 2019). Ásia e Pacífico alcançaram 15% (ante 8%, em 2019), enquanto a América Latina e Caribe saíram de 3% para 7% este ano.

Global Data
Fonte: Global Data

A região da América do Norte foi a única que apresentou queda percentual: saiu de 28%, em 2019, para 24%, em 2020. Mas essa redução não significa que o número de projetos de IoT diminuiu por lá; ela apenas mostra que o crescimento nos EUA e Canadá foi proporcionalmente menor que nas outras regiões rastreadas.

Os projetos multirregionais também mostraram percentuais menores de implantações (de 26% para 17%) em razão da pandemia, que bloqueou fronteiras e ações internacionais.

Benefícios pretendidos com a IoT

A busca por melhorias na eficiência operacional foi o grande motivador das implantações de Internet das Coisas este ano, presente em 86% dos projetos.

O aprimoramento da tomada de decisão com base na tecnologia também foi destaque. Esse objetivo foi reportado por 59% dos gestores dos projetos de IoT (ante 49%, em 2019). Já a redução de custos está presente como meta em 34% das iniciativas.

Veja também:
Expansão da IoT consolida mercado para Smart Cities em nível global

Importante destacar que a metodologia do estudo da Global Data permite que mais de um objetivo seja citado ao mesmo tempo.

Iniciativas por Setor

A grande responsável pelo crescimento geral no número de implantações de IoT em 2020 foi a manufatura. A vertical contabilizou mais de 25% de todas as iniciativas e projetos.

Como era de se esperar em um ano de pandemia, o setor da saúde também apresentou grande aumento, ao passo que no varejo os projetos mostraram ritmo mais lento, conforme o gráfico abaixo:

Global Data
Fonte: Global Data

Os setores de logística e construção / engenharia expõem aumentos notáveis nas implantações. Por compartilharem uma necessidade comum de rastreamento de ativos, diante da pandemia, as empresas de logística e construção passaram a exigir com mais brevidade soluções capazes de monitorar pessoas e processos.

No início do próximo ano, a Global Data terá o cenário completo de 2020 e lançará relatório definitivo sobre o ritmo das implantações da IoT ao redor do globo.

Para conferir na íntegra os resultados parciais, clique aqui.