Estudo global do IEEE destaca importância da IoT em 2021

Inteligência Artificial e Machine Learning (32%), 5G (20%) e Internet das Coisas (14%) são os destaques para as inovações de 2021, segundo recém-publicado estudo global do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas), a maior organização técnica e profissional do mundo. A pesquisa foi realizada com cerca de 350 CIOs e CTOs no Brasil, EUA, Reino Unido, China e Índia.

O estudo revela que o desenvolvimento e a implantação dessas tecnologias devem seguir em ritmo acelerado este ano, dando continuidade ao cenário já verificado em 2020. Em razão do novo coronavírus, os executivos afirmam terem trabalhado com mais intensidade na adoção de Cloud Computing (55%), 5G (52%) e IA (51%) para contornar uma série de restrições impostas pela pandemia.

A Internet das Coisas (42%) também esteve no centro da estratégia de negócios de diversas empresas, justamente por trazer alternativas inteligentes e compatíveis com as novas regras de distanciamento social. Além disso, a IoT tem sido fundamental para garantir o rastreamento e o controle remoto de uma série de processos, pessoas, serviços e produtos, especialmente em tarefas industriais e de logística.

“Com a digitalização de processos e a aplicação de tecnologias, teremos um campo enorme de inovação em 2021. Quando foi introduzido o 4G, muitos novos aplicativos e serviços foram criados, e agora poderemos extrapolar isso com o 5G, que disponibiliza maior velocidade de conexão, maior quantidade de dispositivos conectados e mais dispositivos conectados por área geográfica”, destaca Wilson Cardoso, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE).

Estudo revela projeções específicas para o Brasil

Os dados do IEEE apontam um cenário bastante estimulante para o desenvolvimento tecnológico do Brasil em 2021. Entre os principais destaques da pesquisa, estão:

  • 66% dos CTOs e CIOs acreditam que a Internet das Coisas (IoT) será uma das tecnologias mais importantes em 2021;
  • 40% afirmam que a adoção (ou expectativa de) do 5G acelerou devido à pandemia e, para 26%, será uma das principais tecnologias em 2021;
  • 86% dos executivos afirmam estarem dispostos a trabalhar lado a lado de um robô, sendo 38% a favor deles para a exploração científica e 16% para uso específico em cuidados hospitalares.

Veja também:
Confira 6 vezes em que a Internet das Coisas foi destaque em 2020

No final de 2020, avanços tributários importantes foram sancionados no Brasil, com impacto direto na redução dos custos das soluções de Internet das Coisas. As medidas prometem romper algumas barreiras que há anos inviabilizavam a escalabilidade de uma série de projetos de IoT, acelerando a transformação digital do país.