Open Lab WEG/V2COM conta com parcerias de peso para testar o 5G

O Open Lab WEG/V2COM é uma iniciativa pioneira no Brasil para testar a rede 5G em um ambiente real de produção industrial.

Localizado em uma das fábricas mais automatizadas do Grupo WEG, em Jaraguá do Sul (SC), o projeto — que conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) — avalia ao mesmo tempo uma rede privada 5G e uma convencional de operadora.

Para validar a qualidade e o modelo econômico das soluções desenvolvidas, a iniciativa vai utilizar a plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC), que assegura uma rede privada confiável, de alta largura de banda e baixa latência, com recursos locais de computação de borda, serviços de voz e vídeo, bem como um catálogo de aplicações.

Os diversos casos práticos desenvolvidos no âmbito do Open Lab WEG/V2COM são fundamentais para consolidar o ecossistema da Indústria 4.0 no Brasil, servindo de base para aplicações reais em projetos de automação industrial.

Segundo Guilherme Spina, Diretor da V2COM WEG Group:

“O projeto da planta piloto 5G na WEG trará a possibilidade não somente de apoio aos estudos oficiais do emprego da tecnologia no Brasil, como também acelerará o desenvolvimento e testes de produtos e soluções WEG/V2COM para nossos clientes”.

O projeto propõe-se a avaliar as condições de uso do 5G com foco inicial em duas radiofrequências: uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz.

Os testes ainda fornecerão dados e informações à Anatel para apoiar o processo de definição de requisitos e condições de uso de bandas de frequência, para a regulamentação e autorização de redes privadas para uso industrial.