Robô autônomo caminha em evento sobre 5G. Confira destaques

Evento promovido pela Esfera Brasil, no dia 16/09, reuniu grandes nomes do setor público federal e do mercado de tecnologia para uma série de paineis com o tema central 5G.

Na abertura do evento, que aconteceu no hotel Unique, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet, o painel “impacto do 5G para o Brasil” contou com a participação do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, do secretário de telecomunicações, Artur Coimbra, e do CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos.

As apresentações destacaram a grande expectativa em torno da chegada do 5G no Brasil, ressaltando projeções otimistas para a economia do país nos próximos anos. Fausto Ribeiro apresentou dados mostrando que a implementação da rede de quinta geração pode agregar mais de R$ 1,2 trilhão à economia até 2035. A nova tecnologia trará efeitos positivos relevantes não só para a produtividade, mas também para a vida dos cidadãos em geral, com facilidades promovidas por novos serviços e mais segurança.

Conheça o Open Lab 5G WEG – V2COM

No campo, um dos setores mais importantes para a economia brasileira, o 5G está diretamente ligado ao aumento de produtividade, redução de desperdício e gestão em tempo real das fazendas, o que garante a identificação de falhas com muito mais agilidade e incremento na precisão das operações.

Já para a indústria nacional, que há décadas vem apresentando grandes desafios de produtividade, o 5G será a peça fundamental para alavancar a eficiência. Ao garantir a transmissão de um grande volume de dados com baixíssima latência, a tecnologia viabiliza um salto de novas aplicações específicas para o ambiente fabril e a geração de novas receitas.

Para o CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, a implantação do 5G será um grande fator de diferenciação competitiva entre as empresas, justamente pelo fato de a tecnologia ser capaz de diminuir custos de produção e escalar a produtividade para níveis jamais vistos. Aqueles que se modernizarem mais rápido estarão vários passos à frente.

Robô com tecnologia V2COM é destaque nas demonstrações práticas do 5G

Um dos pontos altos do evento aconteceu no anexo ao lado de onde eram transmitidos os paineis. Aplicações práticas da tecnologia 5G estavam à disposição dos participantes do evento, que puderam ver de perto como a revolução dos dados pode agregar novas potencialidades para o mercado.

Entre as pessoas que caminhavam pelo local, chamava a atenção um pequeno robô autônomo, desenvolvido com tecnologia V2COM WEG Group e Beenoculus, capaz de transmitir imagens em tempo real com altíssima resolução. Assista ao vídeo:

O robô, que já opera no Open Lab 5G WEG-V2COM, em uma das fábricas mais automatizadas da WEG, em Jaraguá do Sul, oferece uma série de possibilidades de aplicação, com especial destaque para o quesito segurança. Através dele, um operador pode, remotamente, alcançar locais de difícil acesso com a garantia de imagens em tempo real do ambiente em até 8K de resolução.

5G no contexto brasileiro

Em um outro painel do evento, o presidente da Qualcomm, Luiz Tonisi, trouxe em pauta uma importante discussão sobre a necessidade de as aplicações do 5G serem desenvolvidas com foco nas especificidades da realidade brasileira.

Tonisi vê a tecnologia “como um meio, e não um fim” e, por isso, acredita ser fundamental que o 5G agregue valor a partir de dispositivos e aplicações que se adequem, por exemplo, ao poder aquisitivo da população e aos diferentes casos de uso.

A grande expectativa agora concentra-se no edital do 5G. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a  tecnologia 5G Standalone deve chegar às capitais brasileiras até julho do próximo anos.

Nesta semana, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, pediu vistas do edital e já enviou para o Ministério das Comunicações alguns questionamentos com vistas a sanar possíveis vulnerabilidades do documento.