Middleware de IoT: a ponte para a digitalização

Um middleware de IoT pode ser definido como um (pacote de) software que atua na interface entre os componentes do ecossistema de Internet das Coisas, viabilizando a comunicação entre esses elementos, com o objetivo de integrar sistemas heterogêneos e intermediar as aplicações e o sistema operacional.

Como os cenários de IoT são sempre bastante complexos, envolvendo os mais diversos tipos de padrões e aplicabilidades, o middleware de IoT realiza uma ponte de comunicação entre diferentes hardwares e softwares, atuando como uma camada oculta de tradução que abstrai as heterogeneidades existentes na comunicação distribuída.

Essa abstração é essencialmente necessária quando pensamos em uma solução holística de IoT, que precisa “conversar” da maneira mais simples possível com diversos tipos de sistemas pertencentes a variadas companhias, inclusive lidando com cenários de obsolescência.

Middleware de IoT Conera™
Middleware de IoT Conera™

Análoga à ideia da ponte, os middlewares também costumam ser chamados por “encanamentos ou túneis”. Eles conectam as aplicações, viabilizando o transporte e o gerenciamento dos dados para os ativos remotos que compõem as soluções de IoT.

Uma outra característica fundamental dos middleware de IoT relaciona-se à sua capacidade de escalabilidade, algo fundamental em um cenário de rápida ascensão no número de aplicações, dispositivos em campo e, por consequência, dados em circulação.

Estamos falando de soluções que devem suportar milhões de ativos comunicando-se ao mesmo tempo, para as quais o uso otimizado e inteligente do plano de dados implica diretamente na viabilização de soluções com custos mais baixos e, portanto, verdadeiramente escaláveis.

Conera™: Middleware de IoT da V2COM

 

 

Conera™ é o middleware V2COM para aplicações em Internet das Coisas.

Baseado em um conjunto de patentes, o pacote de software foi desenvolvido para atender à totalidade dos fatores que impactam diretamente no sucesso das soluções de IoT.

Ao se comunicar com os sistemas operacionais mais utilizados no Ecossistema de Internet das Coisas, o Conera™ elimina as complexidades das variáveis de Hardware, gestão e comunicação de dados, o que expande suas possibilidades de aplicação, de forma flexível e segura.

Quero saber mais