Edge Computing chega ao Open Lab 5G WEG-V2COM
O Open Lab 5G WEG-V2COM inova mais uma vez com uma iniciativa pioneira na América Latina. Pela primeira vez, 5G e Edge Computing (computação de borda) estão sendo aplicadas em conjunto no ecossistema da Indústria 4.0.
Contando com as parcerias da Claro, Embratel e Ericsson, a nova etapa do projeto passa a utilizar a solução Mobile Edge Computing. O objetivo é reduzir ao mínimo possível a latência da rede privativa 5G em uso.
Para tanto, o tráfego do 5G StandAlone em operação no Open Lab está agora mais próximo dos usuários. Novos casos de uso (que exigem tempo de resposta ainda menor) passam a ser viabilizados, sem perder de vista a confiabilidade dos dados em trânsito, algo essencial para operações que envolvem o monitoramento de veículos autônomos, como robôs, por exemplo.
Essa nova fase do projeto traz à tona um cenário revolucionário para a indústria 4.0. As novas implementações estão aproveitando ao máximo todo o potencial retido no 5G, o que certamente impulsiona o desenvolvimento de novos serviços e produtos, além de uma operação muito mais eficiente, menos custosa e segura. Os testes realizados até o momento mostram uma diminuição expressiva de latência, chegando em 9 milissegundos, tempo de resposta de grande importância para operações críticas.
5G e Edge Computing são duas tecnologias intrinsicamente correlacionáveis no contexto da transformação digital. Ambas são essencialmente importantes num momento de rápida aceleração das aplicações de Internet das Coisas (IoT). Juntas elas aumentam a performance e permitem que um volume cada vez maior de dados seja processado em tempo real.
O 5G é cerca de 10 vezes mais rápido que o 4G e pode suportar até 50 vezes mais dispositivos por quilômetro quadrado (100.000/km²). Já a Edge Computing é essencial para reduzir a latência das aplicações, trazendo para a borda boa parte do processamento que antes precisava alcançar a nuvem. Com isso, garante-se ainda menor consumo de energia e redução de custos com infraestrutura.
O que é o Open Lab 5G WEG-V2COM?
As atividades do Open Lab 5G WEG–V2COM acontecem em Jaraguá do Sul (SC), numa das fábricas mais automatizadas e com monitoramento do chão de fábrica do Grupo WEG. O projeto é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para acelerar o desenvolvimento de soluções economicamente eficazes para a indústria utilizando a tecnologia 5G.
O Open Lab demonstra na prática todo o potencial das redes 5G, criando um ecossistema rico de dados e inteligência para o desenvolvimento de novos casos de uso e modelos de negócios.
Veja também:
O papel das redes privativas 5G na Indústria 4.0
As aplicações estudadas englobam uma vasta gama de tecnologias, que vão desde a Internet das Coisas (IoT) até a robótica avançada, o que inclui a gestão inteligente de máquinas, manutenção preditiva, inspeção autônoma de linhas de produção, controle remoto de robôs logísticos e muito mais.