[Dados] Qual o cenário do 5G hoje e o que esperar em 2022?

Um estudo do IDTechEx revelou que 79 países já comercializam ou estão em fase de testes com o 5G. A frequência mais utilizada segue sendo a sub-6 GHz, responsável por mais da metade das implantações.

Entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano, cerca de 72 milhões novas conexões com 5G tornaram-se ativas no mundo, o que representa um aumento de quase 20% (de 366 milhões para 438 milhões). Os dados são da Omdia. Até o final deste ano, as projeções indicam que alcançaremos 540 milhões de conexões, um número duas vezes maior que o experimentado em 2020.

Embora na região da América Latina e Caribe o 4G LTE ainda seja a tecnologia celular predominante, com cerca de 485 milhões de conexões, o ritmo de crescimento do 5G deve acelerar ainda mais nos próximos anos. Até 2026, serão pelo menos 301 milhões na região, o que representa uma fatia global de 6.3%.

Ao todo, o continente americano deve contar com 17% de todos os usuários da nova rede, enquanto Oceania e o sudeste asiático somados alcançarão uma fatia superior a 50%.

Especificamente no Brasil, dados recentes da IDC mostram que os investimentos em tecnologia e telecomunicações devem aumentar 7,1% no próximo ano, somando mais de US$ 64 bilhões.

Veja também:
Fornecedores de IoT garantem ainda mais segurança no 5G

No que se refere ao 5G no país, a previsão é de que as capitais estejam cobertas pela nova rede até julho de 2022, com investimentos programados para as demais cidades até 2029.