Digitalização deve atrair U$S 6 trilhões em investimentos até 2023

A IDC projeta mais de US$ 6 trilhões em investimentos com digitalização de processos até 2023. Manufatura e Transporte/Logística lideram a lista de investimentos, sobretudo quando falamos em Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning. O foco das iniciativas digitais está no aumento da eficiência e da precisão operacional, bem como na experiência de consumo.

Todo esse movimento tem levado a um rápido aumento no volume de geração, transmissão e processamento de dados (até 61% de incremento na taxa anual composta), sobretudo em razão do crescimento exponencial no número de dispositivos inteligentes que se comunicam em tempo real através das plataformas de IoT.

A IDC prevê que, até 2025, aproximadamente 175ZB (zettabytes) de dados estarão circulando pelo mundo e ao menos 60% deste volume serão gerados e administrados pela relação entre empresas e seus consumidores. Por sinal, essa é uma das razões que explicam o rápido crescimento das tecnologias cloud.

Leia também:
Conheça a exclusiva plataforma Conera V2COM

O grande desafio da IoT está em viabilizar um ambiente capaz de analisar essa monstruosa quantidade de dados, de tal forma que as empresas e governos consigam reunir o máximo de inteligência para a tomada de decisão assertiva, desenvolvimento sustentável e geração de processos mais eficientes.

Análise Prescritiva e Preditiva: quando dados criam insights

Em linhas gerais, a análise preditiva ajuda a prever o que vai acontecer no futuro, enquanto a prescritiva oferece recomendações específicas para alterar o futuro, inclusive adiantando resultados.

Com a análise prescritiva, as empresas obtêm insights inteligentes para otimizar os próximos passos de sua estratégia. Juntamente da análise preditiva, ela é fundamental para estruturar uma cultura de tomada de decisão baseada em dados.

Os veículos autônomos são um dos grandes exemplos dessa dinâmica. Para que não se envolvam em acidentes, os sistemas de gestão usados na condução analisam uma gigantesca quantidade de dados em milésimos de segundo, sempre com o intuito de garantir uma trajetória mais segura e eficiente.

Nos setores de petróleo e gás, a análise prescritiva também tem sido amplamente utilizada. É a partir dela que as empresas conseguem avaliar a oferta, a demanda, os preços e todo o impacto que geram no setor quando ocorrem oscilações.

A análise preditiva é também fundamental para a otimização das rotinas de manutenção da indústria 4.0 em tempo real. Ela evita paradas desnecessárias dos equipamentos, que afetam a eficiência da linha produtiva e elevam os custos da operação.


Assine Nosso Conteúdo