Open Lab 5G inicia testes com release 16 em dezembro
Em evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) no último dia 24/11, o CEO da V2COM, Guilherme Spina, apresentou o relatório final de testes do Open Lab 5G WEG – V2COM sob o release 15 do 3GG.
Na mesma oportunidade, foi comunicada a continuação da parceria com a agência, dessa vez iniciando testes sob o release 16, que permitirá conexões massivas M2M e ultraconfiáveis. A execução segue com acompanhamento da Anatel.

Com o release 16, partimos para uma fase de alavancagem da Internet das Coisas (IoT) sob a rede celular de quinta geração. Os protocolos trazem especificações para sensores, direção remota e autônoma e para aplicações industriais remotas.
Nesta nova fase de testes do Open Lab 5G, seguiremos com validações práticas da tecnologia, focando agora nas características CoMP (Coordinate Multi-Point), que permite conexões com várias estações base ao mesmo tempo, e URLLC, relacionada à comunicação de ultraconfiabilidade e baixa latência.
Saiba mais sobre o Projeto Open Lab 5G WEG – V2COM
Também confirmaremos melhorias incrementais trazidas pelo release 16 ao standalone, detalhando como a tecnologia pode acessar frequências abertas para ampliar a largura de banda e garantir a localização de objetos com margem de erro de apenas 3 a 10 metros, através da rede celular.
Essa etapa de testes é fundamental para validar na prática o desempenho das redes 5G privativas sobre o ecossistema de IoT, o que irá ajudar a entender melhor a relação custo-benefício da nova tecnologia e orientar as decisões para os próximos investimentos na área.
Os resultados serão disponibilizados publicamente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e à sociedade, de tal forma que possam servir de referencial para diferentes segmentos e setores da economia.