Iluminação Pública Inteligente: projetos em expansão Brasil afora

Dentro do contexto da eficiência energética, a iluminação pública inteligente está entre as áreas em que as tecnologias 4.0 desempenham maior impacto, ajudando os sistemas a ficarem mais eficientes, sustentáveis e menos custosos.

Estima-se que, no Brasil, existam ao menos 16 milhões de pontos de iluminação, concentrados especialmente nos espaços urbanos. Nos últimos anos, grande esforço tem sido desempenhado no sentido de substituir as lâmpadas tradicionais por LED, entre 45 e 60% mais eficientes. Mas a inovação promete não parar por aí.

A concessão do serviço de iluminação permitiria reduzir na ordem de 1,2% o consumo anual de eletricidade em todo o país, gerando uma economia de R$ 1,9 bilhão ao ano (cerca de R$ 38 bilhões em 20 anos).

A implantação de sistemas inteligentes de telegestão de iluminação pública é uma das principais portas para o mundo das Smart Cities. Essa revolução está se espalhando rapidamente pelo Brasil e, através do que há de mais avançado em IoT, sensoriamento e análise de dados, promete reestruturar os espaços urbanos, tornando-os mais sustentáveis e seguros.

PPPs de iluminação pública em andamento no Brasil

Atualmente, para cerca de 5,5 mil municípios brasileiros a iluminação pública ainda é um problema que fica concentrado nas mãos das prefeituras. Mas esse cenário vem mudando rapidamente, com o ritmo acelerado de novas parcerias público privadas para modernização da iluminação pública Brasil afora.

Segundo o relatório “Global Smart Street Lighting & Smart Cities”, do Northeast Group, que analisou e projetou o mercado global de iluminação pública até 2029, esse serviço é considerado “a espinha dorsal para iniciativas maiores relacionadas às cidades inteligentes”.

O estudo mostra que as plataformas para desenvolvimento de Smart Cities baseadas nos sistemas de iluminação pública inteligente são vistas como a maneira mais eficiente (e econômica) de se ingressar nesse mercado. Isso porque os sensores de IoT incorporados nas lâmpadas e postes (além de obviamente revolucionarem a iluminação das cidades), ainda servirão de base para aplicações mais avançadas.

Uma delas, por exemplo, está ligada ao desenvolvimento de protocolos para situações de emergência, pelos quais as lâmpadas funcionam como um mapa de fuga otimizado, guiando os cidadãos para rotas mais seguras. Controle de tráfego e estacionamento é uma outra aplicação que pode ser acoplada aos sistemas de iluminação, desafogando os típicos congestionamentos das grandes cidades.

Um outro estudo, conduzido pela ABCIP (Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública) e a EY, chegou a conclusões semelhantes. A pesquisa ouviu os principais players do setor no Brasil sobre os desafios e planos sobre as PPPs de iluminação pública como alternativa para tornar as cidades mais desenvolvidas, seguras e sustentáveis. Foram entrevistados concessionárias de serviços de iluminação pública, acionistas de empresas interessadas no setor, consultorias e fornecedores de soluções tecnológicas.

Leia também:
Multi-access Edge Computing, 5G e redes privativas

Para 54% dos entrevistados há uma grande expectativa de expansão do setor, com até 150 contratos assinados nos próximos três anos, sendo que 63% deles consideram importante a instalação dos sistemas de telegestão das luminárias públicas de forma global, abrangendo 100% dos pontos (e não apenas áreas específicas).

Isso porque esse formato facilita a expansão das tecnologias digitais para outras finalidades, alavancando o potencial das cidades inteligentes do século XXI, marcadas por elevada conectividade, segurança e orquestração remota de ativos, pessoas e serviços.

MTL: solução inteligente para Iluminação Pública

MTL é a solução end-to-end V2COM WEG Group para telegestão e telemedição da iluminação pública com tecnologia celular de alta escalabilidade.

Ao desenvolver tanto o hardware de comunicação quanto o sistema de telegestão e telemedição, a V2COM oferece uma solução completa de fácil instalação (plug and play), integrável, flexível, robusta e segura.

Entre as principais funcionalidades, a tecnologia permite controlar remotamente o acionamento das luminárias, com base em diferentes parâmetros, e ainda disponibiliza os valores de consumo através de medição embarcada.

Clique aqui e saiba mais sobre a solução MTL V2COM.