Quais são os pilares das soluções future-proof?
Ano após ano, as evoluções em conectividade estão acelerando o processo de transformação digital das empresas, impondo uma nova dinâmica de possibilidades que parece não ter limites. Garantir que as soluções incorporadas aos negócios sejam future-proof, ou seja, compatíveis com esse ritmo acelerado de inovações, é fundamental para manter a competitividade no mercado.
Atualmente, estão espalhados mundo afora uma enorme quantidade de dispositivos de IoT ainda baseados em 2G e 3G. Com a expansão do 4G (LTE) e das tecnologias LPWA (Low Power Wide Area) específicas para aplicações de Internet das Coisas (NB-IoT e Cat-M), e sobretudo com o desenvolvimento do 5G nesta próxima década, fica evidente que a iniciativa de migração para os padrões de conectividade mais atuais deve compor as prioridades de planejamento das empresas.
Em linhas gerais, podemos estabelecer que soluções future-proof, em operações inseridas no ecossistema de Internet das Coisas, são estruturadas sobre três grandes pilares: escalabilidade, flexibilidade e atualização remota.
- No quesito escalabilidade, é importante entendermos a grande importância que as redes de conectividade desempenham no sentido de acomodarem um número cada vez maior de dispositivos IoT mundo afora.
- Já que no que tange a flexibilidade, as soluções future-proof precisam estar preparadas não apenas para atender as frequências atuais de comunicação de dados, mas também para rapidamente se adaptarem às novas bandas que surgirão no futuro.
- Por fim, as atualizações remotas são especialmente importantes num cenário de escalabilidade, justamente por viabilizarem que milhões de dispositivos em campo possam ser acessados com rapidez e segurança, garantindo a viabilidade econômica das aplicações IoT.
Como ocorre na prática o acesso remoto aos dispositivos IoT?
Tudo parte da gestão de ciclo de vida dos dispositivos, o que inclui updates remotos de software e a instalação do FOTA (Firmware Over-the-Air) incremental, capaz de acompanhar as tecnologias de conectividade em constante evolução, como as redes celular.
O FOTA garante que os dispositivos em campo estejam sempre atualizados, sem a necessidade de deslocamento de equipes técnicas, o que acarreta maior tempo de uso dos equipamentos, incrementos importantes em segurança e redução de custos.
Com updates remotos é também muito mais simples expandir as soluções para áreas de difícil acesso ou de risco para os trabalhadores. A expectativa é que esses lugares só sejam acessados quando de fato for necessária a substituição de um dispositivo, o que hoje pode acontecer com um intervalo de 10 anos, haja vista as baterias de alta duração.
Essa dinâmica é também de grande importância para as rotinas de manutenção dos dispositivos IoT, já que a gestão à distância dos equipamentos pode ser via um acesso temporário apenas para as correções devidas, com a posterior renovação automática das credenciais de acesso.
Segurança é outro aspecto central das soluções future-proof
Soluções future-proof garantem que alterações na nuvem de IoT sejam feitas com muito mais facilidade e segurança.
Isso é especialmente importante para aumentar a flexibilidade das soluções e o poder de escolha das empresas que, por diferentes razões, podem optar por alterar os serviços de cloud ao longo do tempo, ou combinar vários deles (estratégia multicloud). O processo ocorre via plataforma, com operações de integração dos dispositivos à nova nuvem de forma 100% remota.
Por fim, especificamente no que tange a segurança, é importante que os equipamentos em campo possam ter suas credenciais de acesso atualizadas regularmente, assegurando um ecossistema mais estável e confiável.
Para tanto, é necessário garantir que qualquer reação diante da hipótese de alguma violação seja muito rápida. E, mais uma vez, o acesso remoto aos dispositivos é a garantia desse mecanismo.
Conera™: IoT simples e Segura
O Conera™ é o middleware V2COM para aplicações em Internet das Coisas. A tecnologia foi desenvolvida para atender à totalidade dos fatores que impactam diretamente no sucesso das soluções de IoT.
Ao se comunicar com os sistemas operacionais mais utilizados no Ecossistema de Internet das Coisas, o Conera™ elimina as complexidades das variáveis de Hardware, gestão e comunicação de dados, o que expande suas possibilidades de aplicação, de forma flexível e segura.
Seu grande pacote provê soluções para diferentes necessidades, como:
- um software embarcado flexível, robusto e seguro.
- uma comunicação confidencial, autenticada e disponível.
- um serviço cloud para coletar os dados, controlar os equipamentos e disponibilizar estes dados para os usuários.
Os protocolos do Conera™ permitem o máximo aproveitamento de cada tecnologia de comunicação wireless, explorando o melhor das características de consumo de energia da NB IoT ou a baixa latência do 5G.