5G no setor de energia: mais segurança, eficiência e qualidade nos serviços prestados
O 5G segue se expandindo mundo afora. Relatório anual da GSMA estima que o 5G será a forma majoritária de internet móvel em 2029, superando o 4G, com 54% das conexões.
A expansão do 5G é muito importante para acelerar a implementação de novas aplicações. Ao otimizar e acelerar processos em níveis jamais vistos, os ganhos esperados com a nova rede atingirão um patamar inédito de eficiência, em perfeita sintonia com as demandas atuais da sociedade e dos processos produtivos.
Todo esse dinamismo, claro, vem acompanhado de projeções animadoras. A IDC (International Data Corporation), por exemplo, estima que o 5G deve movimentar mais de US$ 25 bilhões no Brasil, até 2025, isso apenas no que se refere ao incremento de aplicações de Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing, Realidade Aumentada, Internet das Coisas e Segurança.
Nesse contexto, diferentes setores da economia irão se beneficiar com o 5G. Indústria, agricultura, saúde, mineração, cidades inteligentes e utilities estão entre os principais destaques.
5G no setor de energia: mais segurança, mais eficiência, melhores serviços
O setor de energia brasileiro vem crescendo, ano a ano, os investimentos em novas tecnologias de ponta.
As aplicações, acomodadas no contexto da digitalização e automação das redes, incorpora avanços que vão desde a geração de energia até a distribuição, passando, claro, pelo processo de transmissão.
Redes digitalizadas inteligentes, também denominadas smart grids, acumulam em si um tripé de vantagens composto por mais segurança, eficiência operacional e melhor prestação de serviços.
No que se refere especificamente ao 5G no setor de energia, suas características de baixa latência, elevado throughput de dados, alta velocidade e redução no consumo de bateria dos dispositivos em campo criam um ecossistema perfeito para avançar ainda mais o processo de digitalização das redes. Além disso, é importante destacar que o 5G consome menos energia em cada estação, podendo alcançar até 35% de economia.
Aplicações para mais segurança em campo
A rede 5G permite a tomada de decisão em tempo real. Ao acomodar um volume gigantesco de dados em trânsito, a tecnologia finalmente traz para a realidade casos de uso antes apenas imagináveis.
Entre eles, podemos citar a estruturação de treinamentos de equipes técnicas via realidade aumentada. No lugar de deslocar os profissionais a campo, é possível oferecer treinamentos em ambientes controlados, livres de riscos, salvaguardando a segurança dos times.
A rápida transmissão de dados viabilizada pelo 5G também permite que as rotinas de manutenção das redes elétricas sejam efetivadas com muito mais eficiência. Isso porque os sensores espalhados em campo são capazes de detectar em tempo real qualquer intercorrência que afete o bom funcionamento do serviço, gerando alertas imediatos às centrais de operação.
Com isso, as equipes de manutenção podem se deslocar aos locais da falha com muito mais agilidade. É possível, ainda, que os reparos sejam acompanhados de forma 100% virtual pelos profissionais supervisores instalados nas bases operacionais. Essa dinâmica garante mais assertividade e segurança para os times de campo, diminuindo o custo e o tempo de manutenção.
Leia também:
Quais os benefícios da tecnologia celular na telemedição de energia elétrica?
Além disso, a automação das redes beneficia o serviço prestado aos consumidores, uma vez que garante o melhor gerenciamento da energia, sobretudo em ocorrências de falhas. O religamento remoto, por exemplo, diminui a duração da interrupção, minimizando perdas para todas as partes envolvidas.