Qual o papel dos gateways IoT no gerenciamento de energia?
Os gateways IoT são parte fundamental dos sistemas inteligentes que viabilizam a otimização do gerenciamento de energia.
Com eles, é possível coordenar a geração, distribuição e consumo de energia em tempo real, utilizando dados para garantir máxima eficiência e redução de custos operacionais.
Esses sistemas são compostos por um amplo pacote de tecnologias, que inclui Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Ao viabilizar conectividade robusta e otimizada, esse ecossistema tecnológico garante a escalabilidade das soluções para gerenciamento de energia, o que implica diretamente a melhoria da qualidade dos serviços prestados e mais controle por parte dos consumidores.
Veja também:
Qual a relação entre 5G, Edge Computing e Utilities?
Essas tecnologias são também muito importantes dentro do movimento atual para ampliar o uso de fontes renováveis de energia.
Com soluções inteligentes, é possível monitorar e controlar em tempo real (e de forma remota) a produção e consumo limpos, garantindo a estabilidade das fontes renováveis, de tal modo a diminuir a necessidade de geração a partir de fontes não renováveis.
O que os gateways IoT oferecem às utilities de energia?
Atuando como uma ponte de comunicação e processamento de dados, os gateways IoT são peça central no desenvolvimento de operações digitais inteligentes.
No caso das utilities, eles oferecem uma visão aprofundada dos padrões de distribuição de energia, permitindo a análise e gestão dos recursos e ativos em tempo real.
Os dados obtidos são importantes para construir um mecanismo de resposta completamente ajustável às oscilações de demanda e consumo, garantindo que a distribuição seja sempre otimizada.
Esses dados também são analisados de forma preditiva. Com isso, é possível que as utilities consigam antever horários de pico de carga, podendo, por exemplo, oferecer opções de tarifas e preços dinâmicos.
Um outro aspecto muito importante dos gateways IoT é que, em conjunto, eles são capazes de formar uma malha computacional de borda. Dessa forma, eles elevam a qualidade de processamento de dados, com menor consumo de energia e muito mais rapidez.
Se, por exemplo, um dos dispositivos falhar, é possível encaminhar o pacote de dados para ser processado em um outro gateway da rede. Com isso, garantimos um dimensionamento inteligente do poder computacional na borda da operação.
Essa dinâmica e controle pode ser efetivada em diferentes escalas de gestão, desde de o nível de uma única subestação até mesmo abrangendo cidades e estados inteiros.
O poder dos dados no gerenciamento das operações
Com dados em mãos, a gestão de todo o ecossistema de energia elétrica fica muito mais fácil e inteligente.
O uso de Inteligência Artificial garante a extração de informações valiosas das operações, identificando padrões de consumo e gerando relatórios muito mais precisos e de alto impacto.
A tomada de decisão torna-se muito mais estratégica e preditiva, o que maximiza resultados e aumenta a segurança dos processos.
Além disso, os dados processados em sistemas inteligentes ajudam as concessionárias a atingirem índices mínimos de falha, o que impacta diretamente a qualidade do serviço prestado.
Tudo isso em conjunto cria um cenário favorável para que o grid elétrico possa se expandir com ainda mais rapidez ao longo do território nacional
Família de Gateways IoT V2COM
A V2COM oferece uma linha completa de gateways IoT com máxima capacidade operacional, segurança e flexibilidade.
A tecnologia é desenvolvida para se adequar a diferentes cenários, vencendo complexas barreiras de conectividade de forma simples .
Com isso, garantimos uma operação mais inteligente e econômica, alcançando a escalabilidade dos resultados ainda no curto prazo.
Conheça nossa linha de produtos, clicando aqui.