Open Lab 5G WEG-V2COM chega ao fim de mais uma etapa de sucesso

A segunda etapa de testes no âmbito do projeto Open Lab 5G WEG-V2COM chega ao fim e traz consigo resultados bastante interessantes.

Após avaliar a aplicabilidade e performance da rede de quinta geração em um ambiente fabril real, o Open Lab mostra que a implementação do 5G sob o Release 16 é uma solução viável para a indústria, abrindo portas para massificar aplicações inéditas em prol da eficiência e segurança.

Operado numa das fábricas mais automatizadas da WEG, em Jaraguá do Sul (SC), o Open Lab 5G é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de outros parceiros, como a Claro e a Qualcomm.

Nesta segunda etapa, o objetivo principal foi testar a conectividade de diversos dispositivos IoT (Internet das Coisas) à rede 5G em um ambiente real de produção industrial, avaliar a viabilidade de conexão nesta nova tecnologia e identificar os potenciais benefícios que poderão ser obtidos com a transição para o 5G.

robô 5G V2COM
O robô autônomo 5G V2COM é uma das principais aplicações testadas no Open Lab.

Em geral, o 5G Release 16 possui várias vantagens em relação ao 4G e ao Wi-Fi, tornando-o uma opção atraente para empresas e consumidores que precisam de conectividade de alta velocidade e confiabilidade. A seguir, destacamos alguns dos principais pontos:

  • Velocidade: o 5G Release 16 oferece velocidades muito mais rápidas do que o 4G e o Wi-Fi, com velocidades teóricas de
    download que podem chegar a mais de 1 Gbps.
  • Latência: o 5G Release 16 tem como objetivo fornecer uma latência extremamente baixa, de cerca de 1 milissegundo (ms),
    o que significa que as transmissões de dados acontecem de forma mais rápida se comparado com tecnologias anteriores.
  • Conexões simultâneas: o 5G Release 16 consegue suportar conexões simultâneas de grande escala, o que é importante
    para o crescente número de dispositivos conectados que temos hoje.
  • Eficiência energética: o 5G Release 16 é muito mais eficiente em termos de energia do que o 4G e o Wi-Fi, o que significa
    que os dispositivos conectados podem funcionar por mais tempo com a mesma bateria.
  • Segurança: o 5G Release 16 oferece recursos de segurança avançados, como autenticação de usuário e criptografia mais
    fortes, tornando as transmissões de dados mais seguras.
  • Cobertura: o 5G Release 16 consegue fornecer cobertura em áreas remotas ou com baixa densidade populacional, o que é
    uma grande vantagem para empresas que precisam de conectividade

Ao oferecer velocidades muito maiores e alta confiabilidade, o 5G Release 16 viabiliza e impulsiona uma série de novas aplicações para o ambiente industrial. Falamos, por exemplo, da visão computacional ou de máquina, robótica, da criação de gêmeos digitais de um chão de fábrica, da virtualização de testes, da automação 100% remota de diversos processos, entre muitas outras.

Tudo isso é fundamental para aumentar a eficiência operacional e a segurança das fábricas, abrindo portas para um novo mundo quando o assunto é Indústria 4.0.

Quer saber mais detalhes sobre o Projeto Open Lab 5G WEG V2COM? Clique aqui e conheça todo o histórico de testes.