5G: a revolução da conectividade

velocidade . eficiência . segurança

Open Lab 5G WEG-V2COM

Pioneirismo em 5G no Brasil


As atividades do Open Lab 5G WEG – V2COM acontecem em Jaraguá do Sul (SC), numa das fábricas mais automatizadas e com monitoramento do chão de fábrica do Grupo WEG. O projeto é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para acelerar o desenvolvimento de soluções economicamente eficazes para a indústria utilizando a tecnologia 5G.

Com base na realização de testes reais, o Open Lab avalia a aplicação de dispositivos e antenas com tecnologia 5G para coletar informações sobre faixas de frequência, período de execução, potência e outros recursos necessários para as aplicações.

Estamos disponibilizando nossa equipe de alto nível para a realização dos testes, que tem como foco gerar dados consistentes sobre a viabilidade econômica e ponto de equilíbrio na transição para a tecnologia 5G. Embora o projeto seja realizado em uma área de planta fabril, os benefícios gerados não se limitam ao nível específico da indústria, pois tais aplicações são amplamente utilizadas em diversos ambientes”, afirma Carlos Bastos Grillo, Diretor de Negócios Digitais da WEG.

Conforme afirma Guilherme Spina, CEO da V2COM WEG Group, os testes envolvem mais de uma rede 5G no mesmo local, com uma rede privada via operadora e outra com infraestrutura local:

Temos implementações de arquiteturas de rede diferentes, uma convencional e outra virtual. Também testamos antenas e dispositivos 5G usando ondas milimétricas e também sub 6 GHz. Esses testes forneceram dados e informações fundamentais à Anatel para apoiar o processo de definição de requisitos e condições de uso de bandas de frequência, para a regulamentação e autorização de redes privadas para uso industrial ”, explica Guilherme Spina.

Os dados gerados pelo Open Lab 5G subsidiaram decisões da Anatel em relação à tecnologia 5G, de acordo com os limites técnicos especificados na Consulta Pública 30/21, bem como na Consulta Pública 11/22, que trata dos requisitos técnicos e operacionais para uso em bandas de ondas milimétricas.

Os testes contam com a participação dos parceiros Qualcomm, no suporte técnico para a execução do projeto, das empresas Claro, Nokia e Ericsson.

5G está maduro para aplicação imediata em plantas fabris


Foi entregue à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) relatório com resultado final de testes práticos realizados no Open Lab 5G WEG – V2COM sob o release 15 do 3GPP.

A tecnologia 5G é fundamental para viabilizar a virtualização da infraestrutura fabril, flexibilizando as operações através de uma série de casos de uso que inclui robôs autônomos, realidade imersiva, realidade aumentada, computação distribuída, câmeras e sensoriamento inteligente.

Os experimentos no Open Lab 5G foram estruturados em três pilares (Internet das Coisas Industrial (IIoT), robótica e dispositivos inteligentes) e tomaram como referencial três indicadores: throughput, densificação de malha de conexões e confiabilidade do 5G no ambiente indoor.

Segundo Guilherme Spina, CEO da V2COM, os testes indicaram três ganhos práticos: 

Do ponto de vista técnico, conseguimos validar os parâmetros de limites físicos definidos pela Anatel, suportando a regulamentação das faixas de frequência dedicadas ao 5G. Na perspectiva mercadológica, avaliamos o grau de maturidade da oferta de soluções neste momento, seja na camada de infraestrutura, seja na camada de aplicações. E, por fim, sob o ângulo econômico, encontramos o caminho de viabilidade para a adoção do 5G na indústria, entendendo os detalhes de custos e benefícios dessa tecnologia frente às alternativas no caso especifico da WEG e extrapolando o provável cenário geral”.

Destaques do relatório de testes 5G release 15 do 3GPP (Fase 1)


  • Existe uma relação direta entre o custo/benefício das aplicações 5G
    e a massificação do número de pontos conectados na indústria;
  • Throughput do 5G é 12 vezes maior que das redes Wi-Fi
    (4 vezes maior em upload e 46 vezes maior em download);
  • 5G oferece constância na transmissão de dados e menor latência
    em relação ao Wi-Fi, mesmo em testes de estresse;

  • 5G proporciona melhora na verificação dos dados, sem atrasos,
    maior precisão, sem sobrecarga de energia no seu uso excessivo;
  • Para fábricas novas (green field) que requeiram a conexão
    de múltiplos pontos, é mais vantajoso iniciar a jornada com 5G;
  • Para indústrias existentes, o 5G é adequado para os casos
    em que se deseja a conexão de mais de 200 pontos por célula.

Robô 5G Autônomo AR/VR


robô 5G V2COM

O robô autônomo 5G V2COM é uma das principais aplicações testadas no Open Lab.

Teleguiado por controle remoto, o robô tem acoplado à sua estrutura uma câmera de altíssima resolução (8K 30 FPS) capaz de transmitir imagens em tempo real.

O robô é especialmente importante para incrementar a segurança operacional dos usuários, ao ser capaz de adentrar e percorrer locais de risco, durante rotinas de teleinspeção em plantas industriais, por exemplo.

Por estar conectado ao 5G, o robô apresenta rápida resposta ao comando remoto e ainda envia imagens de alta resolução, com elevado grau de detalhamento, para óculos de Realidade Virtual usados pelos operadores.

A experiência permite assistir tudo o que acontece no espaço com perspectiva completa e precisa.

Isso é fundamental para elevar a assertividade de diversas rotinas operacionais (como a manutenção preditiva) de forma 100% remota, sem que as equipes técnicas tenham que se expor a qualquer risco.

 

O robô 5G na mídia


Destaques do relatório de testes 5G release 16 do 3GPP (Fase 2)


Ao oferecer velocidades muito maiores e alta confiabilidade, o 5G Release 16 viabiliza e impulsiona uma série de novas aplicações para o ambiente industrial. Falamos, por exemplo, da visão computacional ou de máquina, robótica, da criação de gêmeos digitais de um chão de fábrica, da virtualização de testes, da automação 100% remota de diversos processos, entre muitas outras.

  • Velocidade: o 5G Release 16 oferece velocidades muito mais rápidas do que o 4G e o Wi-Fi, com velocidades teóricas de download que podem chegar a mais de 1 Gbps.
  • Latência: o 5G Release 16 tem como objetivo fornecer uma latência extremamente baixa, de cerca de 1 milissegundo (ms), o que significa que as transmissões de dados acontecem de forma mais rápida se comparado com tecnologias anteriores.
  • Conexões simultâneas: o 5G Release 16 consegue suportar conexões simultâneas de grande escala, o que é importante para o crescente número de dispositivos conectados que temos hoje.

  • Eficiência energética: o 5G Release 16 é muito mais eficiente em termos de energia do que o 4G e o Wi-Fi, o que significa que os dispositivos conectados podem funcionar por mais tempo com a mesma bateria.
  • Segurança: o 5G Release 16 oferece recursos de segurança avançados, como autenticação de usuário e criptografia mais fortes, tornando as transmissões de dados mais seguras.
  • Cobertura: o 5G Release 16 consegue fornecer cobertura em áreas remotas ou com baixa densidade populacional, o que é uma grande vantagem para empresas que precisam de conectividade

Pronto para iniciar
sua jornada 5G?

    Logo V2COM

    A V2COM foi fundada em 2002, em São Paulo – Brasil, para se tornar uma das principais provedoras de soluções de Internet das Coisas.
    Em março de 2019, passamos a integrar o grupo WEG, contando com o suporte de uma das empresas brasileiras de maior sucesso de todos os tempos. Nossa mais nova fábrica, inaugurada em 2022, em Jaraguá do Sul (SC), conta com infraestrutura de ponta e verticalizada para atender à demanda crescente do mercado nacional e latino-americano.

    Privacy Preference Center