Open Lab 5G WEG - V2COM

Pioneirismo em 5G no Brasil


As atividades do Open Lab 5G WEG – V2COM acontecem em Jaraguá do Sul (SC), numa das fábricas mais automatizadas e com monitoramento do chão de fábrica do Grupo WEG. O projeto é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para acelerar o desenvolvimento de soluções economicamente eficazes para a indústria utilizando a tecnologia 5G.

Com base na realização de testes reais, o Open Lab avalia a aplicação de dispositivos e antenas com tecnologia 5G para coletar informações sobre faixas de frequência, período de execução, potência e outros recursos necessários para as aplicações.

Estamos disponibilizando nossa equipe de alto nível para a realização dos testes, que tem como foco gerar dados consistentes sobre a viabilidade econômica e ponto de equilíbrio na transição para a tecnologia 5G, além de permitir que a WEG teste e valide o desempenho dos produtos e software nesta nova plataforma de conectividade.

Embora o projeto seja realizado em uma área de planta fabril, os benefícios gerados não se limitam ao nível específico da indústria, pois tais aplicações são amplamente utilizadas em diversos ambientes”, afirma Carlos Bastos Grillo, Diretor de Negócios Digitais da WEG.

Conforme afirma Guilherme Spina, Diretor da V2COM, empresa do Grupo WEG, existe a possibilidade de testar na prática mais de uma rede 5G no mesmo local, inicialmente com uma rede privada via operadora e outra com infraestrutura local. “ Teremos implementações de arquiteturas de rede diferentes, uma convencional e outra virtual. Também testaremos antenas e dispositivos 5G usando ondas milimétricas e também sub 6 GHz. Esses testes fornecerão dados e informações à Anatel para apoiar o processo de definição de requisitos e condições de uso de bandas de frequência, para a regulamentação e autorização de redes privadas para uso industrial ”, explica Guilherme Spina.

Confira os resultados preliminares


Do ponto de vista de infraestrutura, sabe-se que o 5G é inerentemente flexível em sua arquitetura e suas frequências de conexão.

Por isso, é fundamental conhecer na prática as diversas vertentes possíveis para entender como cada uma se comporta em termos técnicos, com a complexidade de operação e os investimentos necessários.

A adequada transição para o 5G passará pela avaliação da viabilidade de aplicação dos dispositivos atuais na nova tecnologia de modo a identificar os investimentos necessários com base nos requerimentos exigidos por cada aplicação.

Esta primeira fase de testes do Open Lab 5G WEG – V2COM contempla o uso de redes privativas 5G na faixa de frequência FR1 n78 que compreende o espectro entre 3,5 GHz e 3,8 GHz, e detalha aspectos de topologia e arquitetura de rede.

O objetivo foi compreender se existe convivência entre a rede privativa na faixa de 3,7 GHz e a rede pública de 3,5 GHz.

Para tanto, foram construídos dois casos de análise, um deles sob o modelo híbrido e o outro com a rede privativa totalmente autônoma.

Ambos os cenários mostraram qualidade de sinal que valida a aplicação do 5G para a cobertura de ambientes industriais.

Assim, concluiu-se que, em relação aos aspectos de funcionamento de uma rede Indoor 5G, os termos da Consulta Pública Anatel nº 30/2021 permitem o funcionamento adequado das aplicações de Indústria 4.0 e o uso desta rede como alternativa ao Wi-Fi industrial, largamente utilizado nos dias de hoje”.

Acesse o Resumo Executivo do Open Lab 5G


As atividades do Open Lab 5G WEG – V2COM ainda estão em andamento. Ao final do projeto, será elaborado um novo relatório que contemplará todos os indicadores técnicos (Throughput, Densificação e Confiabilidade), o estudo econômico (viabilidade dos diferentes setups) e as melhorias tecnológicas (possíveis casos de uso).

Baixar Relatório

Acompanhe as atividades
do Open Lab WEG - V2COM

    Logo V2COM

    A V2COM foi fundada em 2002, em São Paulo – Brasil, para se tornar uma das principais provedoras de soluções de Internet das Coisas.
    Temos uma fábrica, em Florianópolis – Santa Catarina, para atender os clientes da América Latina.
    Em março de 2019, passamos a integrar o grupo WEG, contando com o suporte de uma das empresas brasileiras de maior sucesso de todos os tempos.

    Privacy Preference Center